O Programa Crescer, iniciativa da Anglo American, tem promovido impactos concretos no desenvolvimento socioeconômico de comunidades mineiras. Voltado ao fortalecimento de cadeias produtivas locais, como o Queijo Minas Artesanal, o programa já beneficiou 173 produtores e aumentou a renda média dos participantes em cerca de 45%.
Desde sua criação em 2013, o Programa Crescer atua em frentes como leite e queijo, apicultura, horticultura, turismo, empreendedorismo e capacitação profissional de jovens. Atualmente, o foco principal está na valorização e estruturação da cadeia do Queijo Minas Artesanal, símbolo cultural de Minas Gerais.
Programa Crescer impulsiona economia local com apoio técnico e capacitação
O diferencial do Programa Crescer está no diagnóstico das vocações produtivas locais e na oferta de assessoria técnica especializada. Com ações nas cidades de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Sabinópolis e Serro, o programa já contribuiu para a criação ou manutenção de cerca de 300 empregos.
“A iniciativa alavanca produtos e negócios ao oferecer capacitações e suporte técnico de acordo com o potencial de cada região”, destaca Fernando Guimarães, gerente de Sustentabilidade da Anglo American.
Produtores apoiados pelo Programa Crescer conquistam reconhecimento nacional
Além da geração de renda, o Programa Crescer tem ampliado o reconhecimento dos produtores. Mais de 60 premiações nacionais e internacionais já foram conquistadas por queijos produzidos por participantes da iniciativa.
A produtora Estela Mares, de Conceição do Mato Dentro, é um dos destaques. Ela conquistou medalhas no Mundial do Queijo do Brasil em 2022 e segue se destacando em competições locais. Outros produtores, como Irenice de Fátima Mariano, Marco Antônio Guarino Tanure e Joares Ferreira Costa — todos apoiados pelo programa — também acumulam importantes premiações.
“O apoio técnico e o incentivo à certificação e à melhoria dos processos colocaram nossos produtores entre os melhores do Brasil”, afirma Guimarães.
Programa Crescer transforma produção artesanal em modelo de sucesso
Antes com produção limitada e informal, muitos produtores hoje contam com equipamentos climatizados, certificações sanitárias e prêmios que agregam valor ao produto. O Crescer é uma ferramenta estratégica de sustentabilidade e valorização cultural, que fortalece a tradição e gera novas oportunidades.
Ao integrar tradição, inovação e responsabilidade social, a Anglo American reforça seu compromisso com o território e mostra que é possível reimaginar a mineração melhorando a vida das pessoas.
LEIA TAMBÉM:
