Embrapa Rondônia realiza Dia de Campo de Soja

Evento na Embrapa Soja sobre os desafios da liderança brasileira na produção mundial da soja, discutindo sustentabilidade e regulamentações.
Acompanhe tudo sobre Dia de campo, Soja e muito mais!

A Embrapa realizará o seu tradicional Dia de Campo de Soja no próximo dia 13 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no campo experimental da Embrapa Rondônia, em Vilhena, localizado na BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso. A participação no Dia de Campo é gratuita e a programação conta com  apresentação de cultivares de soja transgênicas e convencionais, assim como informações sobre o manejo da cultura, comercialização de grãos, Integração Lavoura-Pecuária e forrageiras.

O evento contará, ainda, com a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), que apresentará aos participantes informações importantes sobre a moratória da soja e classificação de grãos. Estarão presentes Marcelo Lucas da Silva, diretor de administração, Victor Paiva, diretor executivo e a classificadora Claudionice Alves.

O pesquisador Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja, destaca que o Dia de Campo é uma excelente oportunidade para troca e atualização de informações sobre a cultura, além de fortalecer os elos entre os principais integrantes do setor.

Soja

A soja é a principal cultura de grãos do estado de Rondônia, com estimativa para a safra 2024/2025 de cerca de 673,4 mil hectares de área semeada e expectativa de produção de mais de 2,34 milhões de toneladas do grão, segundo dados da Conab. Esses dados mostram a contínua expansão da cultura no estado e vale ressaltar que o incremento na área de cultivo está ocorrendo quase que exclusivamente sobre áreas de pastagens, evitando o desmatamento, afirma Vicente Godinho.

Segundo Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa Rondônia, nesta safra, além do desafio da convivência da ferrugem asiática da soja, foram detectados mais dois grandes problemas: anomalia das vagens e quebramento de hastes da soja, que ainda estão em estudo e tem trazido grandes transtornos para produtores de algumas regiões, diminuindo a qualidade dos grãos e a produtividade.

Realização e parcerias

O Dia de Campo de Soja 2025 é uma realização da Embrapa Rondônia e da Embrapa Soja e conta com vários parceiros: Instituto Soja Livre, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Senar, Idaron, Aprosoja Rondônia, Sicoob Credisul, Sementes Acampo, Fundação Cerrados, Fundação Meridional, Agroceres Binova, Vitalys, Spraytec, Bioqualitá, Raix, Bience, Stoller, Faron e Uninassau Vilhena.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

2

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

3

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

4

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

5

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Infestação de nematoides nas raízes da soja em lavoura no Mato Grosso

Nematoides na soja em MT: avanço da raça 4+ preocupa e exige manejo urgente

Arquivo

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

Fileiras consorciadas de café e soja em lavoura no sul de Minas Gerais

Projeto 'Café Soja': como café e soja se uniram após as geadas de 2021