Tratamento de sementes: impacto na qualidade e produtividade da soja

Esse manejo protege a semente contra os fatores externos, permitindo que a planta possa expressar todo o seu potencial produtivo, garantindo alta produtividade.
Closeup of treated soybean seed. Soybean seed treatment for insect, fungus control and disease management concept
Acompanhe tudo sobre Produtividade Agrícola, qualidade da soja, tecnologias inovadoras, testes de germinação, Tratamento de sementes e muito mais!

Sergio Almeida
Engenheiro agrônomo – Plant Health Care

A qualidade das sementes é um fator determinante para o sucesso da lavoura, influenciando diretamente a uniformidade e o potencial produtivo da cultura. No entanto, condições ambientais, como temperatura, umidade e a presença de fitopatógenos e insetos no solo podem comprometer a germinação, afetando o estande de plantas e a produtividade final.

O tratamento de sementes é uma prática que busca proteger a semente contra esses fatores externos, permitindo que a planta possa expressar todo o seu potencial produtivo, resultando em aumento significativo de produtividade.

Qualidade em questão
Para assegurar a qualidade do tratamento de sementes, vários testes são realizados para selecionar os produtos a serem usados neste tipo de operação, seja na indústria ou na fazenda. Eles incluem avaliação da compatibilidade inicial da calda com misturas de diferentes produtos, qualidade da distribuição e cobertura do revestimento das sementes, perda do revestimento por descascamento, geração de poeira flutuante, fluidez das sementes na semeadora, plantabilidade e compatibilidade com inoculantes, dentre outros.

Teste de germinação
Para compreender a importância desses testes, destacamos o teste de germinação, no qual as sementes submetidas a diferentes tratamentos são semeadas em rolos de papel toalha da marca Germitest e colocadas em um germinador ajustado para manter uma temperatura constante de 25°C, sendo posteriormente avaliadas.

Além disso, há o teste de envelhecimento acelerado, que consiste em colocar as sementes em uma estufa incubadora do tipo BOD, sob temperatura de 41°C por 48 horas, para então avaliar a germinação das sementes em bandejas de areia, determinando o vigor das sementes. Ambos os testes são analisados após um período de armazenamento das sementes de até 180 dias.

Resultados
Os gráficos 1 e 2 mostram os resultados apresentados, com base em um projeto conjunto da Plant Health Care e LabCEM/Universidade Federal de Pelotas, apresentado no último Congresso Brasileiro de Sementes, utilizando-se sementes de soja da cultivar Zeus. Foram testados o Teikko™, nematicida bioquímico, aplicado sozinho e em mistura com dois pacotes tradicionais de tratamento de sementes disponíveis no mercado, denominados Pack B e Pack S.

Melhor germinação
No teste de germinação, nota-se o efeito do Teikko™ na melhoria dos índices de germinação quando aplicado sozinho em comparação com as sementes não tratadas, apresentando um aumento de 10% na germinação, e em mistura com os pacotes Pack B e Pack S testados, com respectivamente 6% e 9% de incremento na germinação. Este mesmo resultado foi verificado no teste de envelhecimento acelerado, onde o Teikko™ contribuiu efetivamente com o aumento do vigor tanto para as sementes não tratadas quanto para os tratamentos com os pacotes Pack B e Pack S.

Importância do tratamento de sementes
Os resultados obtidos nos testes demonstram a importância do tratamento de sementes na preservação da qualidade e no aumento da germinação e vigor, fatores essenciais para o sucesso da lavoura. O desempenho do Teikko™ se destacou tanto quando aplicado isoladamente quanto em combinação com pacotes tradicionais de tratamento, evidenciando seu potencial como ferramenta eficaz na proteção e no fortalecimento das sementes.

Dessa forma, a adoção de tecnologias inovadoras no tratamento de sementes pode representar um diferencial competitivo para os produtores, garantindo maior segurança no estabelecimento da lavoura e contribuindo para o aumento da produtividade no campo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

FiiB reúne universidades internacionais e oportunidades para estudantes

2

Seminário debate mercado mundial de soja em Londrina

3

Safra de café apresenta menor rendimento em 2025 e novos desafios em 2026, aponta Fórum Técnico da Cooxupé

4

Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de público e de negócios globais

5

Concurso NossoCafé 2025 da Yara incentiva cafeicultura especial e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Campos-e-Negocios - Post redes sociais

FiiB reúne universidades internacionais e oportunidades para estudantes

Foto: Descarregamento de Soja - Antonio Neto/Arquivo Embrapa

Seminário debate mercado mundial de soja em Londrina

Fórum da Cooxupé reuniu especialistas em Guaxupé para tratar sobre os impactos climáticos na cafeicultura (Divulgação)

Safra de café apresenta menor rendimento em 2025 e novos desafios em 2026, aponta Fórum Técnico da Cooxupé

Fenasucro & Agrocana 2025 superou as expectativas de público e de geração de negócios, além de entregar mais de 100 horas de conteúdos especializados (Crédito: WTF Estúdio)

Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de público e de negócios globais