Associação Caatinga lança dois projetos para conservação do bioma

As iniciativas pioneiras irão conservar a biodiversidade única da Caatinga e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais

Publicado em 25 de julho de 2024 às 17h00

Última atualização em 25 de julho de 2024 às 17h00

Acompanhe tudo sobre Bioma, Caatinga e muito mais!
Foto: Samuel Portela

A Associação Caatinga está lançando dois projetos inovadores voltados para a conservação e sustentabilidade da Caatinga, com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O “Caatinga Preservada: ampliando e melhorando a gestão das UCs na Caatinga” e “Conservação e Sustentabilidade Financeira no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti” são financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio como agência executora.

O projeto Caatinga Preservada tem por objetivo ampliar e melhorar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) na Caatinga Cearense, conservando a biodiversidade única da região de Caatinga no Ceará, fortalecendo comunidades locais e promovendo práticas econômicas sustentáveis. A proposta prevê a elaboração de estudos para a criação de quatro novas unidades de conservação no estado; elaboração de um plano de visitação no Parque Estadual das Carnaúbas (PEC); fortalecer o manejo florestal sustentável a partir de ações voltadas para boas práticas de cadeias produtivas no entorno do PEC.

A área de atuação abrange a região dos Sertões de Canindé e Tejuçuoca, além das serras e encostas da Serra da Ibiapaba nos municípios de Viçosa do Ceará, Granja e Pacujá. A conservação do Parque Estadual das Carnaúbas, que possui aproximadamente 13 mil hectares, gerará benefícios para as comunidades locais, agricultores e trabalhadores da cadeia produtiva da carnaúba, além de contribuir diretamente para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Já o projeto Conservação e Sustentabilidade Financeira no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti tem a finalidade de melhorar a gestão e proporcionar a sustentabilidade financeira do parque, localizado em Buriti dos Montes (PI). A intenção é fortalecer a conservação do Bioma Caatinga no Piauí, especialmente no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti (PECRP) e seu entorno, por meio da elaboração do Plano de Sustentabilidade Financeira e do Plano de Manejo Integrado do Fogo. O parque, com aproximadamente 24 mil hectares, abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o tatu-bola-da-caatinga, e sítios arqueológicos com gravuras rupestres, tornando-se um local de grande potencial para o ecoturismo. A execução desse projeto vai proporcionar opções de geração de renda para a área, tornando a manutenção do parque mais viável, beneficiando as comunidades próximas com emprego e renda e também vai contribuir diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Estamos muito entusiasmados em lançar dois projetos que vão impactar significativamente a conservação e a sustentabilidade da Caatinga. Com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o projeto ‘Caatinga Preservada’ ampliará a gestão das Unidades de Conservação no Ceará, enquanto o ‘Conservação e Sustentabilidade Financeira no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti’ fortalecerá a gestão e sustentabilidade financeira no Piauí. Essas iniciativas não só preservam a biodiversidade única da região, mas também promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Samuel Portela, coordenador de conservação da biodiversidade da Associação Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo