Conheça opções do que plantar em junho sem erros

Acompanhe tudo sobre festas juninas, Isla e muito mais!
Divulgação

Chegou o sexto mês do ano, junho, conhecido também por marcar a época das festas juninas em diversas regiões do Brasil. E se você é do time que gosta de ter uma horta em casa ou quer começar a se aventurar nesse mundo, saiba que é possível plantar diversas cultivares em qualquer época do ano, porém, é necessário saber quais as opções corretas para que ela cresça e se desenvolva de forma saudável na sua horta.

A ISLA Sementes, empresa com o maior portfólio de cultivares do país, traz as indicações mais recomendadas de cultivo em todo o Brasil, confira:

No mês de junho, em qualquer região você pode plantar: Acelga, Agrião, Aipo/Salsão, Alface, Alho Poró, Almeirão, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve-Flor Cheddar, Couve Manteiga, Couve Rábano, Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula e Salsa

Mas, se você está nas Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, também pode pode plantar: Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Coentro, Feijão-Vagem, Jiló, Maxixe, Melancia, Melão, Pepino, Pimenta, Pimentão, Quiabo, Tomate.

Ao adquirir essas sementes, é importante observar as dicas presentes no verso de suas embalagem que terá instruções adicionais e também o passo a passo de como fazer o semeio da semente.

Como plantar

Separe um vaso ou floreira para fazer o plantio e deixe-o posicionado em um local onde possa existir acesso a luz natural.

Em seguida, prepare o solo, que para o bom desenvolvimento das hortaliças ele deve ser leve, bem drenado, arejado e composto de três itens: terra, areia e húmus de minhoca. Acrescente ao solo as sementes da cultivar escolhida e regue a terra de forma cuidadosa e sem exageros.

Para ajudar a sua hortaliça a crescer ainda mais forte, é recomendado o uso de adubos na terra, seja ele orgânico ou com produtos compostos. Faça a rega diariamente e acompanhe o crescimento da cultivar até atingir o período de colheita.

Momento da colheita

O momento da colheita será quando as folhas externas já estiverem num tamanho próprio para o consumo. No caso de ervas aromáticas ou medicinais, colha galhos e folhas na medida em que forem se desenvolvendo, já que os cortes estimulam novas brotações. De modo geral, a colheita é iniciada quando as plantas atingem a sua maturidade. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

2

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

3

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

4

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura

5

Agricultora aposta na produção de farofa e na criação de galinhas caipiras para superar problema de saúde

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Crédito Diego Henrique Santos

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

Foto: Gemini

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

5xQmO0YTMhN2M6InYu02bj5ycvl2YvdWZuV2bw1WYjFGdzlmdlJHQvF2YhRWZypjMykjNzMzN3IjOnVGcq5ydvx2MzEzMxgzMiRzNjBTZ3EWM1UGOxkTOhRDM0YTYwEjZ5YkMlEjZ5YkMlYTN0QzMGJTJ2IDMx8VL1ETLf9VLwITLfpjN

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

Foto: Biotrop

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura