Aconteceu o 3º Workshop Cultura da Seringueira

Publicado em 21 de dezembro de 2015 às 10h33

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h55

Acompanhe tudo sobre Adubação, Rentabilidade, Seringueira, Silvicultura e muito mais!

Foto 01 - Fotos Jean Carlos Sousa A Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins (APROB-GO/TO) promoveu, em parceria com a Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), no dia 31 de outubro de 2015, o 3º Workshop Cultura da Seringueira em Goianésia, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, lotando o auditório da FACEG.

 Fotos Jean Carlos Sousa
Fotos Jean Carlos Sousa

Este evento teve como objetivo principal unir produtores, viveiristas e estudantes em um dia todo dedicado ao setor da heveicultura (cultivo de seringueira), tendo em vista que o setor da borracha natural enfrenta dificuldades no quesito mercado, assim como os demais setores de nosso país. Para tanto, foram abordados temas relevantes que permeiam a cadeia da borracha natural.

Fotos Jean Carlos Sousa
Fotos Jean Carlos Sousa

Antônio Carlos da Costa, atual presidente da APROB-GO/TO, abordou o tema “Rentabilidade da Cultura da Seringueira“. Logo após sua palestra, Percy Putz, presidente na Câmara Setorial da Borracha Natural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ministrou a palestra “Mercado da Borracha Natural“. Logo que concluiu sua palestra, Ondino Cleante Bataglia, sócio-proprietário da empresa Complant, explanou sobre “Adubação na Seringueira“.

E, para encerrar as palestras no período da manhã, Edson Luiz Furtado, professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (SP), apresentou sua palestra “Doenças no Seringal“.

No período da tarde, todos os participantes foram convidados a se deslocarem para a fazenda Covoá, localizada a 2 km do auditório da FACEG, onde foi preparada uma estrutura para recebê-los, e estes tiveram a oportunidade de conhecer um dos seringais mais produtivos de Goiás.

Fernando do Val Guerra, presidente da Câmara Setorial da Borracha Natural (CSBN), apresentou ao público o trabalho que a Associação Brasileira dos Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (ABRABOR) vem desenvolvendo desde sua fundação (agosto/2015). E para finalizar o dia de palestra, o técnico em segurança do trabalho, Márcio Gonçalves Rezende, ministrou a palestra “NR 31“, abordando vários itens desta norma, que são relevantes para o setor da heveicultura.

Diretor da FACEG, ao lado da coordenadora do curso de agronomia da FACEG e alunos da instituição, na Fazenda Covoá - Crédito Rogério Mendes
Diretor da FACEG, ao lado da coordenadora do curso de agronomia da FACEG e alunos da instituição, na Fazenda Covoá – Crédito Rogério Mendes

Público

O evento contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura de Siqueira, o diretor da FACEG, José Mateus dos Santos, Roberto Carvalho Castro, do Banco da Amazônia (BASA), Walter Vieira Rezende, presidente da Comissão Nacional de Silvicultura (CNS), representantes da Secretaria de Agricultura de Tocantins, SEBRAE, Sistema FAEG/SENAR, e representantes das empresas parceiras.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro/ janeiro 2016  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua.

 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau – Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

2

Exportação de carne de frango fecha semestre com alta de 0,5%

3

Reforma tributária ameaça produtor e eleva risco jurídico no agro

4

Gestão de custos na agricultura: onde o produtor está perdendo dinheiro?

5

Época de morango no Brasil: saiba quando aproveitar a melhor colheita da fruta

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Assim como o algodão, a cultura do cacau desponta como nova promessa de inovação agrícola para a Bahia, com ênfase ao produzido na região Oeste

Cacau - Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental - MG dispensa propriedades pequenas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis