Tecnologia móvel combate pragas

Crédito Divulgação

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 13h09

Última atualização em 23 de outubro de 2014 às 13h09

Acompanhe tudo sobre Defensivo, GPS, Herbicida e muito mais!

Strider lança tecnologia móvel de combate a pragas e reduz perdas na produção rural 

Software de monitoramento de lavoura identifica focos de infestação de pragas e permite que agricultor antecipe a tomada de decisão, que pode resultar em uma redução de até 15% no uso de defensivos

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A Strider, empresa de inovações tecnológicas para o mercado agrícola, anuncia o lançamento de sua tecnologia de monitoramento e controle de pragas. Com um sistema que combina o uso de mapas, mobilidade e big-data, a solução tem como objetivo auxiliar o produtor a tomar decisões rapidamente para proteger a sua produção agrícola, reduzindo os custos de produção através da utilização mais racional de defensivos. A empresa acaba de receber um investimento de R$ 5 milhões, da Barn Investimentos.

A tecnologia foi concebida para desenvolver uma solução quer permita intervenção imediata, evitando a evolução das pragas nas plantações. “Observamos um uso desproporcional de defensivos agrícolas, que poderia ser racionalizado por meio de um estudo mais prático e completo da área produtiva“, conta Luiz Tangari, sócio-fundador e CEO da Strider. “Foi aí que veio a ideia de criar uma tecnologia de informação inteligente que acelerasse a identificação de áreas infestadas“, completa.

Case - Crédito Divulgação
Case – Crédito Divulgação

 O processo é simples: um técnico de inspeção de pragas sai a campo munido de um coletor de dados móvel, que mapeia seu trajeto na lavoura a partir de sistema GPS. O equipamento permite apontar a ocorrência de pragas em campo. As informações colhidas são, então, apresentadas em tempo real para o agricultor por meio de interface on-line, mapas de calor, gráficos e fotos. São estas informações que permitem a visualização da situação dos talhões e a identificação da necessidade de se aplicar defensivos.

A comunicação automatizada agiliza a tomada de decisões feitas pelo agricultor no combate às ocorrências de pragas, que podem ser detectadas em estágio inicial, quando ainda não afetam a produção. “Nossa tecnologia permite atacar o problema na raiz, antes que a infestação tome proporções irreversíveis.“, diz Tangari.

A Strider ainda reduz os custos com defensivos, uma vez que a identificação geolocalizada de áreas afetadas permite ao agricultor concentrar sua aplicação em talhões específicos. “Por consequência, a tecnologia também permite medir a eficácia dos pesticidas e herbicidas aplicados à lavoura, já que serão aplicados em áreas específicas e terão um acompanhamento de perto“, conclui.

Com o aporte recebido em 2014, a empresa planeja sua expansão. Segundo Tangari, hoje a solução já é usada em uma área que soma 200 mil hectares e a meta é cobrir um território, em todo Brasil, de 2 milhões de hectares até o final de 2015.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

2

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

3

Tipos de graviola: variedades, características e mais

4

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

5

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Crédito TRC

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024