“Brasil tem 45% de lacuna na produtividade de soja”, diz pesquisador

Aumento no volume da colheita depende de maior atenção ao manejo da lavoura
Acompanhe tudo sobre master metting soja, Soja e muito mais!
Alencar Zanon/Divulgação

Crop AgroComunicação | Assessoria Proteplan

O Brasil pode aumentar 45% da produtividade da soja e colher mais do que os 295,6 milhões de toneladas obtidos na safra 2023/24. A informação foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador doutor Alencar Zanon durante o Master Meeting Soja 2024 realizado esta semana em Cuiabá-MT. O potencial pode ser alcançado com boas práticas de manejo, afirma o professor.

“A gente tem que entender o conceito de potencial de produtividade.  É o quanto um produtor de soja pode colher na sua lavoura em Itiquira, em Campo Novo do Parecis ou em Alta Floresta. É o máximo que ele pode colher.  Com base na época de semeadura e cultivar que escolher, será determinado o máximo que cada um desses produtores pode produzir.  Aí se nós pegarmos este máximo e subtrair do que o produtor vem colhendo, essa diferença se chama lacuna de produtividade ou do inglês “yield gap””, explicou.

Ainda de acordo com o doutor Zanon, para reduzir o yield gap das lavouras de soja o produtor deve melhorar o manejo de doenças, insetos, plantas daninhas e nutrição. “Se o produtor conseguir ajustar exatamente para a lavoura dele, nós temos como aumentar a produtividade na atual área agricultável em 1,7 toneladas por hectare no Cerrado Brasileiro”, afirma.  

Algumas análises devem ser realizadas e levadas em consideração para este potencial do aumento de produtividade da soja brasileira, entre eles o comparativo climático dos últimos 15 anos. “Como que a gente chega num valor de potencial de positividade? Pegando todas as regiões produtivas, olhando os tipos de solo e olhando os dados meteorológicos de quinze anos, porque um ano chove mais, outro ano chove menos, então a gente traz um valor médio”, explicou Zanon.

A palestra do doutor Alencar Zanon foi na quarta-feira (10.04). Para mais informações sobre o yield gap das lavouras de soja no Brasil podem ser encontradas no site www.yieldgap.org/brazil.

MASTER MEETING SOJA 2024 

O Master Meeting Soja 2024 é uma realização da empresa de pesquisa Proteplan e iniciou a sua jornada na terça-feira (9) com muita novidade e informação no Gran Odara Hotel. O encontro, que vai até quinta-feira (11), vai contar com mais de 30 palestrantes renomados e 13 painéis técnicos. 

Com participantes de 11 Estados: Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Tocantins e Piauí, o evento traz palestrantes e painéis importantes com profissionais, tanto do Brasil quanto do exterior. Alguns dos temas que vão ser abordados nos próximos painéis são: Sustentabilidade, Saúde do Solo, Podridão de grãos e Doenças Foliares.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Mercado de tomates híbridos conta com materiais mais resistentes e atrativos

2

Green Has Brasil é reconhecida com o Prêmio Líderes do Agronegócio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

3

Indústria brasileira do trigo reforça papel estratégico diante de desafios globais

4

Sinergia entre empresas de tecnologia favorece tomada de decisão de pecuaristas

5

Parâmetros produtivos e econômicos na produção leiteira serão destaque do Encontro de Bubalinocultores

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Imagem ilustrativa de soja/Embrapa Soja

Uso de herbicidas na produção de soja cresceu 2.274%, revela estudo

Arquivo

Hedgepoint projeta safra brasileira de soja de 178 milhões de toneladas em 2025/26

Arquivo

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro