Unidade de processamento impulsiona produção de mel de São Domingos do Prata

Colmeia sendo manejada em um projeto de apicultura sustentável
Arquivo

Publicado em 19 de janeiro de 2016 às 16h15

Última atualização em 19 de janeiro de 2016 às 16h15

Acompanhe tudo sobre Abelha, Processamento e muito mais!

 

Comercialização aumentou 30%

 

AbelhaA implantação de uma unidade de processamento de mel tem ajudado a reorganizar e impulsionar a atividade, em São Domingos do Prata, região Central de Minas Gerais. Antes os apicultores trabalhavam individualmente, o que dificultava bastante na hora de processar o mel e vender o produto. Com a unidade de processamento, a realidade é diferente. O grupo conseguiu aumentar a produção e ampliar o acesso ao mercado.

Para se reorganizarem, os apicultores procuraram os extensionistas da Emater-MG. O primeiro passo sugerido pelos técnicos da empresa foi a criação de uma associação. Para o extensionista da Emater-MG, Aloísio Porto Santos, isso gera uma série de benefícios. “Produção em escala para a comercialização, obtenção de melhores preços do mel e derivados, realização de compra e venda em grupo“, diz o técnico.

A Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata (AAPISPRATA) tem 25 membros. A Emater-MG ofereceu todo o suporte para que a entidade fosse criada em 2003. Alguns anos depois ocorreu a implantação de uma unidade de processamento de mel.

Na época, o principal problema enfrentado pelo grupo era a falta de recursos. Mais uma vez, a Emater-MG em parceria com a Prefeitura de São Domingos do Prata ajudou os produtores. Por meio do Minas Sem Fome, programa estadual coordenado pela Emater-MG, foram destinados à associação cerca R$ 80 mil para a compra de equipamentos e material de construção. A prefeitura ficou responsável pela contratação de mão de obra e doou uma máquina de sachê.

“Essa era uma necessidade e anseio antigo dos apicultores. Individualmente eles não possuíam recursos para adquirir os equipamentos para processar o mel“, relata o técnico da Emater-MG.

A unidade de processamento é completa. Tem decantadores, centrífuga, descristalizador, alveolador mecânico, balanças e peneiras galvanizadas entre outros equipamentos. De acordo com Aloísio Santos, o investimento resultou no aumento de 30% da produção de mel do grupo. A comercialização também melhorou em 30%.

Antes da implantação da unidade, José Martins Barony processava o mel de sua propriedade em um quarto pequeno e numa modesta centrífuga manual. “Era bem mais difícil e a gente chegava a perder mel“, diz o Barony.

Segundo o apicultor, que trabalha na atividade há 18 anos, a criação da associação ajudou a fortalecer e a profissionalizar o grupo. José Barony ressalta que unidade de processamento melhorou a qualidade do produto do grupo e ajudou a agregar valor. “ Melhorou demais. O nosso mel tem mais qualidade e vendemos por um preço melhor“, diz o produtor. Atualmente, cerca de 50% da produção da associação é vendida para uma empresa de Ipatinga, na região Leste de Minas Gerais, que exporta o produto para a Europa.

Minas Sem Fome

Programa do governo de Minas Gerais, gerenciado pela Emater-MG, que tem o objetivo de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva. O programa beneficia a população rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizada por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo. Em 2015, foram investidos pelo Minas Sem Fome R$ 1,1 milhão, beneficiando 60 mil famílias, em 380 municípios.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Golpe das máquinas agrícolas: como quadrilhas exploram a falta de rastreabilidade

2

Janela para plantio acompanha o período de chuvas

3

Ascenza anuncia novo coordenador para ampliar mercado e consolidar posicionamento no setor de HF

4

Plantio inteligente e colheita o ano todo: a nova era da produção de morango no Brasil

5

Cacau amazônico domina a sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Carrapato-do-boi passa 95% do seu ciclo fora do animal

Pragas desafiam a pecuária e colocam em risco o desempenho das pastagens no Brasil

suinos-e-aves-758x491-1-1 (Telefone)

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

ACNB-Nelore-Fest-2024-premia-os-melhores-da-raca-Nelore-do-Brasil-Bolivia-e-Paraguai-foto-creditos-ZznPeres-3 (Pequeno)

Nelore Fest 2025 reúne os vencedores do Ranking Nacional e do Circuito Nelore de Qualidade, em São Paulo

Créditos da foto: Alisson Siqueira

Inteligência Artificial conta 140 mil ovos por dia com 99,9% de precisão e transforma avicultura