Tecnologias para produtividade e eficiência na Agrishow 2022

Para João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, a modernização de máquinas, equipamentos e ferramentas são uma constante no universo agro.

Publicado em 19 de abril de 2022 às 08h26

Última atualização em 19 de abril de 2022 às 08h26

Acompanhe tudo sobre Agrishow, Alta produtividade, Tecnologia de precisão e muito mais!

Uma pesquisa de 2020 da consultoria McKinsey mostrou que 40% dos agricultores brasileiros investem seus lucros em máquinas novas e 34% em tecnologias relacionadas aos insumos. Esse relatório comprova que os produtores rurais estão sempre em busca de inovação e tecnologia para aplicação no agro brasileiro. 

“Nesse contexto, o termo Agro 5.0 é mais que um conjunto de novas ferramentas para o agricultor, é uma atualização no lifestyle da cadeia como um todo. A mais recente geração de modelos de produção agrícola traz consigo um leque de novidades, sempre envolvendo a questão tecnológica”, avalia João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas. 

O Agro 5.0 prevê uma agricultura de precisão, com utilização de máquinas autônomas, aumento da conectividade, coleta de dados e IoT (Internet das Coisas). “Contudo, para o Brasil prevalecer na agricultura 5.0 e se manter competitivo no mercado internacional é preciso se atentar a questões fundamentais como a conectividade rural e a capacitação da mão de obra”, pondera Marchesan. 

Para ver as novidades tecnológicas para o agro brasileiro, acontece, de 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Os lançamentos apresentados pelas mais de 800 marcas expositoras do Brasil e do exterior vai atender as demandas do produtor rural em termos de produtividade, eficiência, sustentabilidade, diminuição de custos e aumento de rentabilidade. 

Para Marchesan, a modernização de máquinas, equipamentos e ferramentas são uma constante no universo agro. “A nova geração de máquinas, por exemplo, conta com inteligência artificial, garantindo produtividade e precisão do plantio à colheita. Certamente, o produtor antenado que desfrutar da oferta de tecnologia colherá bons frutos de lucratividade”, explica. 

Ele analisa ainda que a Agricultura 5.0 vai afetar a cadeia agrícola de diferentes formas: maior produtividade, agilidade das entregas, qualidade dos insumos, redução ou quebra de custos desnecessários, escassez de mão-de-obra. 

Na área de tecnologia, a Agrishow 2022 contará com o Pavilhão de Inovação, onde as startups apresentarão suas soluções e inovações tecnológicas para contribuírem com as atividades nas fazendas, e com o Prêmio Agrishow de Startups, com o objetivo de premiar três startups que apresentem as melhores soluções para o agronegócio. 

Com 520 mil m2 de área, a Agrishow 2022 espera receber mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior. O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto. 

Mais informações:

AGRISHOW 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril

Local: Rodovia  Antônio  Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

2

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

3

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

4

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

5

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

Visitantes circulam entre estandes da Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho

Fenasucro & Agrocana 2025 abre credenciamento gratuito para visitantes

Embalagem GoPack para bebidas da Termotécnica_versões Max e Slim (1)

Termotécnica apresenta soluções de embalagens GoPack na Wine South America 2025

frutas irrigadas

Dia de Campo: Manejo Sustentável em Fruticultura – Jundiaí – SP