Tecnologia com ozônio

Com foco no atendimento do mercado agro e supermercados, o equipamento ...
Hortaliças - Crédito Shutterstock

Publicado em 16 de abril de 2021 às 13h01

Última atualização em 16 de abril de 2021 às 13h01

Acompanhe tudo sobre Bactérias, Brasil, Fungos, Lançamento, Mercado, Produção, Tecnologia e muito mais!
Hortaliças – Crédito Shutterstock

Com foco no atendimento do mercado agro e supermercados, o equipamento Oxiativa CF representa um sistema com tecnologia brasileira para aumento de shelf life e redução de odores indesejáveis em alimentos. O gerador de ozônio foi desenvolvido pela empresa Panozon Ambiental S/A, e projetado para câmaras frias usadas no armazenamento de frutas, legumes, verduras e carnes.

“Hoje, o Brasil está entre os três maiores exportadores agrícolas do mundo, porém boa parte dos alimentos não chega até o destino final. 80% das frutas e verduras é perdido no transporte e nas centrais de abastecimento”, explica o Eng. Agrônomo Marco Aurélio Frossard, especialista em tecnologia pós-colheita de frutas para exportação. Um dos ganhos ao se utilizar ozônio é o controle de liberação do etileno em frutas e a desinfecção de verduras e legumes, o que garante maior tempo de prateleira.

Segundo Carlos Heise, CEO da Panozon, a ideia do Oxiativa CF é “atender a uma necessidade do mercado interno e trazer uma solução para aumentar o tempo de vida útil da armazenagem, por meio de uma aplicação segura, contínua e consistente. Uma grande diferença do nosso gerador de ozônio para outros existentes no mercado é a durabilidade. O que se vê no mercado são máquinas, muitas vezes com células trazidas da China, que em poucos meses de uso já não funcionam mais a contento. Já o Oxiativa CF é um sistema com geração de ozônio bastante estável ao longo do tempo e tem uma vida útil estimada em mais de 10 anos.”

O sistema Oxiativa CF funciona através de liberação automática do gás, com a possibilidade de aumentar ou diminuir a produção de ozônio por meio do sensor que vem junto ao equipamento. Com essa nova possibilidade, agronegócios poderão aumentar o shelf life de seus produtos e evitarão desperdícios.

Pela sua capacidade de limpeza e eliminação de vírus, fungos e bactérias, o produto também é indicado para uso em frigoríficos e peixarias, algo que até então não era tão comum. Utilizando somente o gás ozônio durante o processo, o equipamento realiza o controle da contaminação das carnes, elimina odores indesejáveis e oferece mercadorias mais seguras para o consumidor.

Outro ponto positivo dessa novidade, para o mercado brasileiro, é o custo para consumidor final, já que sua fabricação é totalmente local e com tecnologia própria. “O Oxiativa CF tem um custo de produção bastante competitivo, por isso, pretendemos ofertar o gerador com preços a partir de R$ 4.300,00. Em comparação a máquinas importadas com a mesma qualidade, o comprador estará economizando e, com os ganhos obtidos na preservação dos alimentos, o equipamento se paga em poucos meses”, explica Murilo Vieira, coordenador de vendas.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafés especiais: fertirrigação auxilia na produção

2

Microverdes: cultivo fácil e demanda crescente

3

Controle de pragas que causam prejuízos à physalis

4

Diversificação das cultivares de milho: que vantagens há?

5

Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Infestação de capim amargoso em área de cultivo agrícola

Capim amargoso: conheça os desafios e o manejo desta planta daninha resistente

Crédito Richard Ian Samuels

Como eliminar cupim da terra e proteger as plantas

O lançamento aconteceu durante o 5º Dia de Campo da Mandioca

Duas variedades de mandioca para indústria são lançadas em MS

link (Telefone)

Yara fornece à Cooxupé primeiro lote de fertilizantes lower carbon do Brasil