Publicidade

Sorgo: uma alternativa para diversificação de culturas para o produtor rural

A Planta possui ampla adaptação às condições de clima e solo, e tolera mais o déficit hídrico do que a maioria dos cereais.
LongPing High-Tech Foto/Divulgação
Acompanhe tudo sobre long ping high-tech, Sorgo e muito mais!
LongPing High-Tech Foto/Divulgação

A cultura do sorgo, com sua longa história de uso na África e Ásia, vem ganhando destaque no cenário agrícola brasileiro como uma alternativa versátil e robusta. Cultivado em diversas partes do mundo, o sorgo se destaca por sua adaptabilidade a condições adversas, especialmente em regiões áridas e semiáridas, onde outros cereais podem enfrentar desafios, como restrições hídricas principalmente.

Com grande avanço na safra de 2023, o Sorgo deve se manter em alta na safra atual. De acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa da produção para 2024 é de 3,8 milhões de toneladas, indicando, ainda, uma forte evolução.

O sorgo se destaca pela sua capacidade de suportar o estresse hídrico, tornando-se uma opção para os produtores que buscam complementar a janela de cultivo do milho e estender sua safrinha com maior segurança. Além disso, o sorgo não é hospedeiro dos patógenos dos enfezamentos transmitidos pela cigarrinha do milho o que o torna uma ferramenta valiosa na redução do potencial de inóculo dessas doenças. 

Com um valor nutricional próximo ao do milho, estudos comprovam que o grão de sorgo pode ser utilizado em até 100% em substituição ao milho em dietas de aves, suínos e bovinos além de ser possível a produção de etanol a partir do grão, com resultados de rendimento (Litros/Ton) semelhantes ao do milho assim como rendimento e qualidade de seus coprodutos (DDG e WDG). 

A Forseed, uma das marcas da LongPing High-Tech, conta com o híbrido de sorgo FS66SG em seu portfólio, resultado da expertise da companhia em melhoramento genético da cultura do sorgo e foco em fomentar tecnologias para este mercado em expansão. O FS66SG, possui ciclo precoce, podendo ser posicionado para plantio do início ao fim da janela, além de oferecer estabilidade e alto teto produtivo em diferentes ambientes, ampla adaptação a diversas regiões, alta sanidade foliar, tolerância ao tombamento e responsivo às tecnologias de manejo.

“Na Forseed, acreditamos que o sorgo é uma opção estratégica para os produtores, pois a cultura oferece diversificação para o negócio e representa uma resposta sólida e rentável diante das intempéries climáticas, enfezamentos e oscilações de preços do milho. Foi por isso que, em 2023, incluímos o FS66SG em nosso portfólio, com o objetivo de proporcionar uma solução que aumenta a segurança nestes cenários e impulsiona a rentabilidade em campo complementando muito bem a janela do milho, sendo uma escolha confiável, estratégica e sustentável para o negócio”, afirma Élcio Marques, gerente de marketing nacional da Forseed. 

Além de ser uma escolha estratégica na diversificação das culturas, o sorgo proporciona segurança, rentabilidade e estabilidade ao produtor. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Multiprodutos da floresta: da madeira ao cosmético

2

Etanol de milho: o combustível que está transformando o agronegócio

3

Enzimas da casca de alho podem eliminar nematoides e proteger lavouras

4

Alcaparra: cultivo, benefícios e importância econômica da iguaria mediterrânea

5

Madeira de lei: as espécies em destaque no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA