Soluções DaColheita avançam no mercado pitayas

Conservadoras em EPS da Termotécnica ampliam shelf-life da fruta permitindo alcançar mercados mais distantes, preços mais altos e maior rentabilidade
Divulgação
Acompanhe tudo sobre DaColheita, pitayas e muito mais!
Divulgação

Atendendo os maiores produtores brasileiros de pitaya do país, as soluções DaColheita, da Termotécnica, estiveram em exposição no 3º Simpósio Brasileiro das Pitayas e o 1º Encontro Latino-Americano das Pitaya nos dias 6, 7 e 8 de março, em Criciúma, no Sul Catarinense. Realizados pela Associação dos Produtores de Pitayas do Brasil (APPIBRAS) e a EPAGRI, os eventos reuniram produtores e pesquisadores do Brasil, Argentina, Venezuela, Nicarágua, para a troca de experiências e a disseminação de práticas inovadoras.

O cultivo da pitaya está ganhando cada vez mais mercados, tanto em nível nacional, como na exportação para países como Inglaterra, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Emirados Árabes, alcançando preços mais altos e maior rentabilidade. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Pará se destacam, mas a produção também vem crescendo no Paraná, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

Divulgação

Os irmãos Diego e Tiago de Matos Nascimento, da Nascimento Frutas, de São João do Sul (SC), são os maiores produtores e exportadores brasileiros da pitaya do tipo Palora, fruta extremamente doce, saborosa e que alcança maior valor comercial. A empresa, que exporta para vários países do mundo, principalmente para Espanha e Reino Unido, utiliza desde 2019 as conservadoras DaColheita em EPS – mais conhecido como Isopor* – que ampliam o shelf-life das frutas em até 30%. “Hoje utilizamos 100% das conservadoras da Termotécnica. A pitaya se mantém com qualidade com mais tempo de prateleira e a beleza das frutas se destaca ainda mais na caixa branca”, dizem os produtores. 

A manutenção da temperatura e a absorção dos impactos durante o manuseio e o transporte proporcionadas pelo EPS também garantem que as “pétalas” da pitaya que revestem o fruto se mantenham preservadas por mais tempo. As frutas permanecem protegidas nas conservadoras em toda a cadeia de produção e logística, permitindo dias a mais no varejo com qualidade comercial.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Torrãozinho: ameaça às lavouras de soja

2

Yuzu: você conhece esse limão?

3

Projeto Arroz de Baixo Metano vence prêmio global SBCOP na COP30, na categoria Sistemas Alimentares

4

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

5

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica