Sistema adensado em banana aumenta produtividade

O cultivo de banana em sistema adensado contribui para aumentar a produtividade, chegando a 7,0 mil kg de banana da terra.

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 16h14

Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 16h14

Acompanhe tudo sobre Bananicultura, Fruta, Sistema adensado, Sustentabilidade e muito mais!

Paula Almeida Nascimento
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
paula.alna@yahoo.com.br

A banana é a fruta fresca mais consumida no mundo, e possui alto valor nutricional. O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. 

A bananicultura é uma atividade agrícola com alta capacidade de geração de emprego e renda. Essas frutas são cultivadas em vários países, contribuindo para a segurança alimentar e geração de renda para vários produtores rurais.

A produção no Brasil é uma das mais relevantes e diversificadas do mundo, com variedades sendo cultivadas em diferentes regiões brasileiras.

A técnica possibilita a mesma quantidade planta na metade da área
Crédito: Leila Salles Pio

Tecnologia em prol da sustentabilidade

A importância socioeconômica da bananicultura torna fundamental produzir com sustentabilidade. No entanto, os problemas fitossanitários na cultura reduzem a produção e, simultaneamente, elevam os custos nas propriedades rurais.

É importante, portanto, a busca por tecnologias que proporcionem uma produção diferenciada, sem agressão ao meio ambiente, condicionando qualidade e produtividade, e o uso de um material genético superior.

O manejo adequado visa a redução de perdas na pós- colheita, a minimização dos efeitos danosos nos diferentes cultivos, o estabelecimento efetivo da agricultura familiar e a elaboração de novos sistemas de produção direcionados para o desenvolvimento sustentável do homem no campo, por meio da transferência do conhecimento e das tecnologias disponíveis.

Técnicas

A técnica de adensamento consiste na redução do espaçamento no plantio de bananeiras e na eficiência em dobrar a produtividade de frutas por hectare. Muitas pesquisas foram feitas com diferentes espaçamentos no cultivo de bananas.

Assim, aumentar a produção em uma mesma área diminui a necessidade de abertura de novas frentes para a produção, contribuindo para a redução da pressão sobre o desmatamento de novas áreas florestais.

Técnicas adequadas de manejo, como cultivos mais adensados, são alternativas sustentáveis e viáveis economicamente para o aumento da produtividade e da longevidade dos cultivos.

O melhor espaçamento

A escolha do espaçamento mais adequado para a instalação de um novo pomar está diretamente ligada às práticas de manejo que o agricultor pretende aplicar e, consequentemente, ao rendimento por área que se deseja obter.

Ou seja, quanto mais adensado o plantio, maior a necessidade de utilização de tecnologia. Outros fatores que influenciam na escolha do espaçamento são: porte da cultivar, fertilidade do solo, sistema de desbaste, destino dado para a produção e até a topografia do terreno.

Na prática

No estado do Mato Grosso, os produtores rurais já utilizam o sistema adensado no cultivo das bananas, em especial na cultivar Farta Velhaco, com irrigação por gotejamento. As empresas de assistência técnica e extensão rural, juntamente com as empresas de pesquisa agropecuária, auxiliam os produtores do estado.

Então, no sistema adensado, em uma mesma área foi plantado o dobro de mudas e a expectativa de ganhos com esse sistema de plantio garante  um aumento na produção e colheita de até 75%, em comparação com o sistema convencional.

Outra vantagem está na redução do uso de defensivos químicos nas lavouras e menor controle de plantas daninhas. Entretanto, no plantio adensado são necessárias condições favoráveis, como a textura do solo, solos bem drenados, com alto teor de matéria orgânica e adoção de práticas com correção do solo e adubação.

O adensamento promove maior competição entre as plantas por fatores de crescimento, como água, luz e nutrientes.

Pesquisas

Assim como no estado do Mato Grosso, temos pesquisas de campo no estado do Amazonas comprovando a eficiência do sistema adensado no cultivo de bananas. A Embrapa Amazônia Ocidental cultiva a bananeira com espaçamento de 3,0 metros entre as fileiras por 3,0 metros entre as plantas, o que representa cerca de 1.100 mil plantas por hectare.

Mas, os experimentos em campo demonstraram que um menor espaçamento pode representar ganhos significativos em produção e produtividade. Dentre os experimentos de campo, o espaçamento avaliado que mais se destacou em produção foi 2,0 m x 2,0 m, com 2.500 plantas por hectare.

Neste, a produtividade aumentou por volta de 130% em relação à densidade de plantio mais comum no estado do Amazonas, de 3,0 x 3,0 m.

Lembrando que o plantio da bananeira deve ser realizado durante o início do período chuvoso nos meses de outubro, novembro e dezembro. No caso de utilizar o sistema de irrigação, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano. Quanto mais adensado, menores serão as possibilidades de infestação das plantas daninhas.

Faça as contas

O cultivo de banana em sistema adensado contribui para aumentar a produtividade, chegando a 7,0 mil kg de banana da terra. Assim, em áreas menores, por exemplo 0,5 hectare, podem gerar aos produtores uma renda de mais de R$ 20.000,00.

Os custos são com adubos, calcário, mudas e a mão de obra é toda familiar. A diferença do sistema convencional é o espaçamento entre as plantas. Enquanto, por exemplo, o convencional utiliza o cultivo com 3,0 metros de espaçamento e 1.111 plantas por hectare, o adensado usa o espaçamento de 2,0 metros e 2.500 plantas por hectare.

Desta forma, o cultivo possibilita a mesma quantidade planta na metade de uma área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas Publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações Relacionadas

Foto 01 (Telefone)

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

Foto 01 (Telefone)

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

Foto 01 (Telefone)

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

PG 80 (Telefone)

Greening: ráfia aluminizada é um aliado