Sipcam Nichino comercializa fungicida contra Rhizoctoniose

Mais conhecida por macha-asfalto, doença pode comprometer a cultura; fungo Rhizoctonia solani é considerado um dos principais desafios na safra

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 13h00

Última atualização em 17 de novembro de 2023 às 13h00

Acompanhe tudo sobre fungicida, macha-asfalto, Rhizoctoniose e muito mais!

Nos próximos dias o fungicida Pulsor® 240 SC será integrado ao portfólio de soluções da Sipcam Nichino Brasil, indicado ao controle da doença Rhizoctoniose, ou Rhizoctonia, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, popularmente conhecida por mancha-asfalto. Não controlada, a ação desse patógeno, hoje considerado um dos principais desafios do produtor na safra, prejudica o vigor, o estabelecimento da cultura e traz até mesmo a perda de toda uma lavoura do tubérculo, conforme especialistas.

Colheita de batata
Créditos: Divulgação

Pulsor® 240 SC é descrito pela companhia como um fungicida de ação sistêmica do grupo das carboxanilidas, de translocação lenta, dotado também de propriedades preventiva e curativa. O produto, assinala a empresa, está registrado ainda nos cultivos de café, crisântemo e gramados.

Na bataticultura, destaca a Sipcam Nichino, Pulsor® 240 SC deve ser aplicado no sulco do plantio. “Específico para o controle da Rhizoctoniose, preventivo e curativo, age sobre as diversas raças do fungo Rhizoctonia solani”, observa Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado.

“Trata-se de uma solução capaz de controlar essa doença ao longo de grande parte do ciclo da batata. O fungicida apresenta efeito residual prolongado e ação curativa. Mostrou também, nos testes e pesquisas, transferir excelente relação custo-benefício no tratamento da lavoura. É hoje uma opção segura do bataticultor ante os prejuízos potenciais da podridão-dos-frutos”, continua.

Vitor Cabral explica que a Rhizoctonia surge, sobretudo, em solos frios. O patógeno, segundo ele, ataca primeiramente os brotos, antes e depois da emergência. “Afeta o estande e a uniformidade de lavouras”, ele reforça. “O ataque do fungo começa por meio do solo, daí surgem a podridão das raízes, cancros e tombamentos”, explica.

“Aplicado preventivamente, Pulsor® 240 SC é rapidamente absorvido pela planta e auxilia o bataticultor a ter mais produtividade e rentabilidade, isento dos danos da doença”, complementa Cabral.

Conforme o agrônomo, os casos da doença têm sido mais comuns nos principais estados produtores de batata do Brasil: Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A produção nacional do tubérculo, segundo fontes oficiais, se situa na faixa de 4 milhões de toneladas anuais.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tecnologia Pretec é destaque no Show Tecnológico de Verão no Paraná

2

Terceira reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 292,60 milhões de caixas

3

Demanda internacional sustenta alta dos fertilizantes em 2026 e aperta produtor brasileiro

4

Morango branco: pureza genética é a base do padrão premium

5

Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2026-02-10_141125794

Tecnologia Pretec é destaque no Show Tecnológico de Verão no Paraná

Crédito Vitória Fertilizantes

Demanda internacional sustenta alta dos fertilizantes em 2026 e aperta produtor brasileiro

Piúva no Parque Vida Cerrado

Fêmea de cervo-do-pantanal resgatada de incêndios chega ao Parque Vida Cerrado 

Tecnologias apresentadas na Agrishow mostram como máquinas, dados e sistemas digitais já fazem parte da rotina produtiva no campo (Crédito: Agrishow)

Agrishow destaca soluções tecnológicas que contribuem para agronegócio mais sustentável