Senar e CropLife Brasil ampliam treinamento para pulverização

Parceria para capacitação a distância vai atualizar instrutores, produtores e trabalhadores rurais para o uso correto de defensivos agrícolas de acordo com novas legislações do setor

Publicado em 11 de novembro de 2021 às 14h59

Última atualização em 11 de novembro de 2021 às 14h59

Acompanhe tudo sobre Croplife, Pulverização, Senar e muito mais!

Aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional para produtores rurais para o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Esse é o objetivo do acordo firmado este ano entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a CropLife Brasil, associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área de insumos agrícolas.

“A parceria busca dar apoio não somente aos produtores rurais, mas também às Administrações Regionais do Senar, com a oferta de curso de atualização técnica dos instrutores, o que é importantíssimo para manter a qualidade das capacitações para o uso cada vez mais eficiente e seguro de defensivos agrícolas”, diz o assessor técnico da Diretoria de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Mateus Tavares.

“A proposta é oferecer formação e conhecimento para que as novas normas e legislações, tanto federais como estaduais, sejam atendidas pelo produtor”, afirma Roberto Araújo, líder de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil.

Os treinamentos serão feitos de acordo com as novas legislações no setor agropecuário, como o Decreto 10.833/2021 e a versão atualizada da Norma Regulamentadora 31 (NR 31), que estabelece regras relacionadas à saúde e segurança nas atividades e operações ligadas à agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal. Entre outros pontos, a nova norma permite o uso de plataformas de ensino a distância (EaD) para a realização de treinamentos, que poderão ser feitos de forma semipresencial.

Instrutores atualizados

A primeira etapa da cooperação, que começa na segunda quinzena de novembro, permitirá a realização de cursos de nivelamento e atualização para 200 instrutores do Senar em todas as suas administrações regionais, de forma a atualizar conteúdos e potencializar a capacidade de realização de aulas práticas presenciais pelo Senar em todos os estados do Brasil.

O conteúdo dos treinamentos vai abordar, entre outros temas, as formas de exposição direta e indireta aos defensivos agrícolas químicos e biológicos; sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; rotulagem e sinalização de segurança; medidas de higiene durante e após o trabalho; uso, limpeza e manutenção de vestimentas de trabalho e equipamentos de proteção individual; uso correto dos equipamentos de aplicação; tecnologia de aplicação e os cuidados para evitar a deriva; e cuidados para o armazenamento e o transporte de defensivos nas fazendas.

Além dos conhecimentos mínimos exigidos na nova NR 31, o treinamento vai cobrir assuntos de grande interesse, como medidas para evitar resíduos nos alimentos, a conservação do meio ambiente e dos polinizadores, o uso de produtos biológicos e conceitos básicos para o manejo integrado de pragas.

Novas legislações federais e estaduais

A parceria entre CropLife e Senar prevê ainda o desenvolvimento de um curso de Educação a Distância (EaD) para que as alterações da nova NR 31 sejam incorporadas ao trabalho no campo. O curso vai beneficiar inicialmente 30 mil alunos por ano e poderá se expandir conforme a demanda. Disponibilizá-lo no início de 2022, de forma semipresencial, é uma das metas do acordo entre as duas entidades.

Além da NR 31, a capacitação permitirá que o Senar possa atender o Decreto 10.833/21, além de normas específicas do Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO) e Tocantins (TO) sobre boas práticas agrícolas, que passaram a exigir o cadastramento e a capacitação dos aplicadores de defensivos agrícolas. De acordo com o Decreto 10.833/21, o registro e a capacitação de aplicadores de defensivos agrícolas químicos e biológicos tornaram-se obrigatórios em todo o território nacional e o prazo máximo estabelecido é até 31 de dezembro de 2026.

“Com a publicação do Decreto, o governo federal amplia essa política pública e fomenta a criação de uma grande rede de colaboração entre o setor público e privado, para proporcionar educação profissionalizante para aplicadores e agricultores em todo país”, diz Araújo.

A CropLife e o Senar estão antecipando-se para ampliar a oferta gratuita de treinamentos de qualidade em todas as regiões agrícolas do país, pois em muitas propriedades rurais a falta de qualificação profissional ainda é um problema recorrente. De acordo com o censo do IBGE de 2017, estima-se que existam cerca de dois milhões de aplicadores de defensivos agrícolas no Brasil.

Ainda de acordo com o IBGE, dentre os agricultores, mais de 80% não recebem assistência técnica e quase 80% não completaram o ensino fundamental. Outra pesquisa, realizada pela CropLife Brasil, revela que apenas 25% dos aplicadores passaram por algum tipo de treinamento formal. “A oportunidade de realizar treinamentos com a metodologia de ensino do Senar é uma ação que amplia o acesso à educação profissionalizante e estimula o aprendizado contínuo”, diz Mateus Tavares.

A pandemia do novo coronavírus, por sua vez, mostrou que a educação digital de qualidade é fundamental para a transmissão de conhecimento. À medida que a conectividade e os serviços de banda larga de internet forem aumentando nas áreas rurais, a oferta e a procura por cursos de formação a distância devem crescer. “As ferramentas de educação digital são inclusivas e democratizam o acesso dos agricultores às novas tecnologias que são lançadas no mercado”, afirma Araújo.

Serviço

Os agricultores e os aplicadores interessados em realizar os treinamentos devem entrar em contato com o Sindicato Rural em sua região ou com as administrações regionais do Senar no seu Estado ou no Distrito Federal.

Sobre a CropLife Brasil

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Mais informações no site .

Sobre o Senar O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Possui como missão realizar a educação profissional, a assistência técnica e atividades de promoção social contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Mais informações no site .

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

2

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga

3

Circuito Nelore de Qualidade tem terceira etapa nacional em Colatina (ES)

4

Estágio na SLC Agrícola: inscrições abertas para o programa 2025/2

5

Óleo de bagaço de oliva: conheça os benefícios dessa nova opção na cozinha

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Principais tipos de melão cultivados no Brasil

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil