Seminário do Café chega à 24ª edição com muito sucesso

Publicado em 26 de outubro de 2016 às 16h09

Última atualização em 26 de outubro de 2016 às 16h09

Acompanhe tudo sobre Café, Cerrado, Colheita, Feira do Cerrado, Maquinário, Nutrição, Seminário do Café e muito mais!
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa foi a 24ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, que aconteceu de 05 a 07 de outubro em Patrocínio (MG). “Para nós é motivo de muito orgulho e satisfação realizar esse evento, que a cada ano tem crescido e ganhado a confiança dos parceiros e dos produtores. A cafeicultura da Região do Cerrado é muito dinâmica, e tem sido esse o nosso diferencial“, pontua Marcelo Queiroz, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa).

Organização

As parcerias que a Acarpa estabeleceu com a Expocaccer e a Federação dos Cafeicultores foi apontada por Marcelo Queiroz como um fator de sucesso. “Essa organização faz a diferença. Em Patrocínio o café é referência. É um polo de tecnologia, para onde levamos lançamentos de produtos e insumos, principalmente na questão de adubos de liberação lenta. Tivemos lançamentos de maquinários também, como colheitadeiras, tratores, implementos e uma série de produtos que foram oferecidos dentro da feira“, relata.

Outro diferencial do evento foram às palestras, que oportunizaram ao produtor se capacitar e buscar novos conhecimentos, como a Estação Senai. “Os orientadores e consultores agrônomos também aproveitaram para fazer uma reciclagem de seus conhecimentos no Fórum de Boas Práticas Agronômicas em Nutrição do Cafeeiro. Este foi, portanto, um momento de interação importante, em que o produtor recebeu novas informações, trocou ideias e fez negócios efetivamente, com condições diferenciadas, e com o aporte das instituições financeiras“, avalia Marcelo Queiroz.

Ele destacou, também, a representação política do secretário de política agrícola, Neri Geller, na abertura do evento. A Embrapa Café também foi representada, assim como o Conselho Nacional do Café, além de outras autoridades ligadas à cadeia produtiva, como o Presidente da Emater/MG, Glênio Martins de Lima Mariano.

Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa - Crédito Luize Hess
Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa – Crédito Luize Hess

Público

O público presente no evento superou as expectativas de Marcelo Queiroz, tanto em quantidade como em qualidade. Para os expositores os resultados também foram muito positivos, ou seja, de um modo geral atendeu as necessidades dos participantes, dos expositores e do produtor.

“Nesse ano tivemos ainda a Estação Senai, onde os operadores de máquinas agrícolas tiveram a oportunidade de receber cursos e treinamentos a respeito de motor à diesel, lubrificação, filtros e outros, com certificado ao final. A noite de pratos típicos também foi um sucesso na abertura. Em 2015 já foi muito bom, e nesse ano superou  os mais de 100 pratos à base de café“, pontua o presidente da Acarpa.

O projeto do Seminário do Café é construído com o planejamento de várias pessoas. “Já estamos otimistas para que o próximo ano, que já tem data marcada 03 a 07 de outubro, seja melhor ainda“, finaliza Marcelo Queiroz.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Aplicação de gesso agrícola em lavoura de café pela CultiBras

CultiBras: como a empresa transforma a fertilidade do solo em produtividade no café

Plantação de soja na Bahia

MAPA divulga calendário da soja 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia

Sacas de café prontos para exportação em porto brasileiro

Exportação de café do Brasil cai 28% em abril, mas safra 2025 segue com recordes