Seminário do café – Bons negócios e conhecimento para qualidade e produtividade

Crédito Divulgação

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 07h00

Última atualização em 5 de novembro de 2018 às 07h00

Acompanhe tudo sobre Agricultura de precisão, Café, Cerrado, Feira do Cerrado, Maquinário, Oliveira, Pequi, Seminário do Café e muito mais!

 

Crédito Divulgação

Com a proposta de fortalecer o conhecimento e estimular os negócios, o evento foi realizado nos dias 02, 03 e 04 de outubro em Patrocínio (MG), no Parque de Exposições Brumado dos Pavões

 

O 26° Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, realizado de 02 a 04 de outubro em Patrocínio (MG), uma região que engloba 55 municípios e 4.500 produtores, que produziram mais de 7,0 milhões de sacas em 2018, finalizou com sucesso. “Patrocínio é o maior município produtor do Cerrado Mineiro e do mundo, com 52 mil hectares de café, de acordo com o último estudo realizado pela Embrapa. E no evento estiveram reunidos os maiores profissionais do segmento ” foram 100 expositores e mais de 200 marcas diferentes.O público somou 10 mil pessoas“, orgulha-se Fred Elias, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), que realizou o evento.

O Seminário do Café tem por objetivo impulsionar, incentivar e fomentar a cadeia produtiva do café, desde a produção de mudas, passando pelo plantio, genética, até o consumo, e por isso nesse ano cinco cafeterias estiveram presentes no evento.

A novidade deste ano foi a troca de café (barter) por produtos e serviços oferecidos – Crédito Adrielle Teodoro

A novidade deste ano foi a troca de café (barter) por produtos e serviços oferecidos no Seminário. “Todas as empresas expositoras puderam trabalhar com barter, com até um ano de carência para defensivos e insumos, e até três anos para máquinas, implementos e infraestrutura. Parcialmente, só no primeiro dia foram fechados mais de R$ 2 milhões em troca de café, além de Finame, negociação à vista, custeios pelas próprias empresas e outros“, informa o presidente da Acarpa.

Como forma de reconhecer a dedicação e os serviços prestados como associados, a Acarpa, durante este seminário, entregou uma homenagem a seis produtores destaques: Érika Ruiz Pequini, Roberto Queiroz do Nascimento, Aparecida Esther Santos (Cristina), José Eduardo Bernardes, Lílian Kelly Hortense e Thiago Miranda de Oliveira.

 

Temas

As empresas apresentaram novidades em maquinários para a cafeicultura – Crédito Divulgação

O Seminário trouxe à tona palestras com temas atuais e conteúdo técnico, somando mais de 50 horas de programação, além de cursos de Agricultura de Precisão e workshops sobre novas tecnologias em tratores e implementos, regulagem de pulverizadores, aplicação de defensivos, entre outros.

Para 2019, Fred Elias planeja dobrar o tamanho do evento, como foi feito de 2017 para 2018. “A região do Cerrado Mineiro precisa de uma feira de referência e conteúdo, porque nosso parque cafeeiro tem aumentado mais que o Sul de Minas“, considera.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Aplicação de gesso agrícola em lavoura de café pela CultiBras

CultiBras: como a empresa transforma a fertilidade do solo em produtividade no café

Plantação de soja na Bahia

MAPA divulga calendário da soja 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia

Sacas de café prontos para exportação em porto brasileiro

Exportação de café do Brasil cai 28% em abril, mas safra 2025 segue com recordes