Seminário Agricultura Regenerativa reúne autoridades e convidados em Rio Paranaíba

Evento acontece no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Rio Paranaíba. Segundo dia será exclusivamente presencial e terá oficina com os participantes.
Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!
Créditos Caio Coutinho

Por Caio Coutinho

Foi realizado durante a terça (29) e quarta-feira (30), em Rio Paranaíba, o Seminário de Agricultura Regenerativa – Teia Alimentar do Solo nos Trópicos. O evento contou com a participação de autoridades da região e convidados especialistas no tema.

Primeiro dia de Seminário

Com início às 9h, a primeira palestra foi ministrada ela Dra. Elaine Ingham, pesquisadora reconhecida mundialmente como referência no assunto. Ela apresentou o o sistema de manejo e regeneração do solo, denominado Teia Alimentar do Solo. No Instagram da Campo & Negócios, você confere um bate-papo com Elaine.

Elaine Ingham fundou a companhia Soil Foodweb Inc, que trabalha com laboratórios de testes de solo para avaliar a biologia do solo. A empresa foi uma das apoiadoras do seminário.

Créditos Caio Coutinho

A Dra. Carla Machado, tradutora da Dra. Elaine, deu sequência à programação com a apresentação de cases internacionais e nacionais da metodologia Soil Food Web. Outro palestrante foi Daniel Mol, da Ager Biológicos e Homeopatias, que também apresentou cases, com foco no Brasil.

Com pauses para coffee break e almoço, o seminário retornou às 14h com a palestra de Raquel Soares Menezes e o tema “Inovalto como agente do ecossistema local de inovação”.

Logo após, de forma remota, Felipe Guimarães Leite, que é coordenador-geral de conservação do solo e água do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministrou mais uma apresentação. A palestra “Conservação de Solos: panorama sobre os programas e iniciativas desenvolvidas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” foi uma das grandes atrações.

Créditos Caio Coutinho

A última e não menos importante palestra veio com Victor Ferreira. Juntamente com a parceria do Sebrae, “Atuação do Sebrae junto aos pequenos negócios rurais” tirou dúvidas dos empreendedores.

Ao final do primeiro dia, os palestrantes se juntaram para responder perguntas dos convidados. Todo o primeiro dia teve transmissão on-line.

Segundo dia de seminário

O evento seguiu na quarta-feira (30) apenas para os participantes presenciais. Houve uma apresentação de processos e materiais inicias para produção de composto termofílico. Em nosso Instagram, há um vídeo da apresentação.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Reversão das taxas impostas sobre os cafés do Brasil pelos EUA

2

PHC apresenta tecnologia sustentável para ganho de produtividade no CEPA FARM MS

3

Saca de café do Cerrado Mineiro é vendida por R$ 200 mil e quebra recorde nacional

4

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil

5

Protetor solar para melancias existe?

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Integração Lavoura-Pecuária - Crédito Equipe Cocamar Divulgação

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã

Arquivo

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Yuzu in Japan.citrus junos

Yuzu: você conhece esse limão?