Safra de maçã deve ter crescimento de 20% em relação ao ciclo anterior, diz associação

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, Economia, Maçã e muito mais!
Divulgação

A maçã, uma das frutas mais tradicionais do Brasil, está pronta para ser colhida. A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) projeta que a safra deste ano alcance 915 mil toneladas no ciclo 2024/2025, representando um aumento de cerca de 10% em relação ao ciclo anterior. Contudo, o grande diferencial desta safra é a sua qualidade excepcional. Os frutos apresentam tamanho médio superior, ótima coloração e características ideais para uma boa conservação pós-colheita. Isso deve garantir um aproveitamento ainda maior para embalagem e oferta de frutas frescas, com uma oferta potencial 20% superior à de 2024.

A abertura oficial da colheita da safra 2024/2025 ocorrerá no dia 31 de janeiro, no Hotel Renar, em Fraiburgo (SC), cidade conhecida como a “Terra da Maçã”. Após a solenidade, será realizada uma visita de pomares e colheita na empresa Fischer. A produção de maçã não é só importante para a economia de várias regiões do Brasil, mas também é uma grande fonte de empregos e ajuda a movimentar o turismo. A colheita e o cultivo geram milhares de postos de trabalho, desde os agricultores até as pessoas envolvidas na distribuição e venda. Além disso, muitas cidades que cultivam a fruta acabam se tornando destinos turísticos, com festas, passeios e até roteiros gastronômicos que atraem público de todo lugar.

Para Francisco Schio, presidente da ABPM, o evento simboliza uma etapa importante para os produtores. “Estamos iniciando mais um ciclo de colheita com grande expectativa. A qualidade da maçã está excelente, e a previsão é de que o aumento da produção traga ótimos resultados. Além disso, a produção de maçã movimenta uma ampla cadeia produtiva. O setor contribui significativamente para a economia local e nacional, com impacto direto em empregos rurais, transporte, embalagem, sendo uma importante fonte de renda para muitas regiões do nosso país. Temos certeza de que este será um ano muito positivo para os produtores e consumidores”, destaca Schio.

O evento, realizado pela Prefeitura de Fraiburgo, também reforça a importância econômica da produção de maçãs para a cidade. “A colheita da maçã é uma atividade econômica vital para Fraiburgo. A produção dessa fruta, altamente valorizada por suas propriedades nutricionais, gera significativos impactos positivos na economia local. A colheita da maçã cria empregos diretos e indiretos, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a cultura da maçã abre portas para o turismo, atraindo visitantes interessados em conhecer as plantações e colher o fruto no pé, o que por sua vez impulsiona o comércio local e diversifica as oportunidades econômicas no município”, destaca Wilson Ribeiro Cardoso Jr., prefeito de Fraiburgo.

Fruta para o ano todo

A maçã é uma fruta que pode ser consumida ao longo de todo o ano, graças às tecnologias avançadas e à capacidade de frigorificação. O armazenamento em câmaras frigoríficas controladas garante que as maçãs mantenham sua qualidade, frescor e características de sabor, textura e aparência por períodos prolongados.

“A maçã está presente na casa de todos os brasileiros e, além de ser uma fruta apreciada por todos, é amplamente reconhecida por seus benefícios nutricionais e propriedades medicinais. Cada vez mais estudos comprovam que o consumo regular dessa fruta está associado à redução do risco de diversas doenças crônicas, incluindo aquelas relacionadas ao coração e câncer”, reforça Schio.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã, o Brasil possui mais de 33 mil hectares de pomares, com um potencial produtivo superior a 1,35 milhão de toneladas anuais e gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a grande maioria das maçãs consumidas no Brasil são produzidas nacionalmente, tornando a fruta a terceira mais consumida no país.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

PHC na Andav 2025: empresa estreia com tecnologia pioneira em peptídeos e projeta crescimento acelerado no Brasil

2

Circuito Nelore de Qualidade São Geraldo do Araguaia recebe etapa inédita no Pará em 5 de agosto

3

DaColheita na The Brazil Conference & Expo 2025: linha traz embalagens sustentáveis para HF

4

Uso de bioativadores para o manejo de alta produtividade

5

PHC leva inovação em peptídeos ao 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Arquivo

PHC na Andav 2025: empresa estreia com tecnologia pioneira em peptídeos e projeta crescimento acelerado no Brasil

Avaliação de animais no Circuito Nelore de Qualidade em São Geraldo do Araguaia (PA)

Circuito Nelore de Qualidade São Geraldo do Araguaia recebe etapa inédita no Pará em 5 de agosto

Lançamento_DaColheita_Conservadora_Cumbucas_2 (Médio)

DaColheita na The Brazil Conference & Expo 2025: linha traz embalagens sustentáveis para HF

Shutterstock

Uso de bioativadores para o manejo de alta produtividade