Rotação de cana com soja necessita de controle de nematoides

Publicado em 11 de novembro de 2024 às 08h14

Última atualização em 11 de novembro de 2024 às 08h14

Acompanhe tudo sobre Agricultura sustentável, controle de nematoides, manejo de solo, Rotação de cana, Soja e muito mais!

Sergio Almeida
Engenheiro agrônomo – Plant Health Care

A rotação do canavial com a soja tem se tornado uma prática muito comum com o objetivo de reduzir os custos envolvidos na reforma da cana e melhorar a saúde do solo. Além de contribuir para a reposição de matéria orgânica, a rotação com leguminosas como a soja aumenta a produtividade dos canaviais subsequentes.

Com o custo médio da reforma crescendo significativamente nos últimos anos – de R$ 8.500,00 por hectare para um valor estimado em 2022 de R$ 12.500/ha – estratégias para manter a produtividade do canavial economicamente viável por mais tempo se tornaram chave para a lucratividade do produtor, justificando a adoção da rotação com cultivos como a soja.

No entanto, para aumentar o ciclo da reforma e colher maiores produtividades nos cultivos de rotação, o controle de nematoides também deve ser considerado, tanto no manejo da cana quanto do cultivo em rotação, uma vez que ambos apresentam nematoides em comum, particularmente Pratylenchus brachyurus e Meloidogyne incognita.

Visão microscópica

De acordo com o DMLab – Laboratório de análises agrícolas em Ribeirão Preto (SP), que analisa amostras enviadas por produtores de todo o Brasil, o P. brachyurus é encontrado em aproximadamente 35% dos canaviais amostrados, enquanto M. incognita em cerca de 20% das amostras.

Assim, no plantio da soja, o uso de nematicidas no tratamento de sementes em batelada ou durante a semeadura, no sulco de plantio, é fundamental visando diminuir os níveis de população desta praga no solo e, consequentemente, maximizando a produtividade.

Novas ferramentas para o manejo integrado de nematoides são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura. Recentemente, a Plant Health Care registrou o seu nematicida bioquímico Teikko™ para controle de P. brachyurus em soja e continua o seu desenvolvimento com outras espécies, como M. javanica, Heterodera glycines, Rothylenchus reniformis em soja e M. incognita e P. zea em cana-de-açúcar.

Alerta

Nematoides em canaviais não levam as plantas à morte, mas geralmente fazem com que elas fiquem menores, com colmos mais finos, com touceiras que se desenvolvem menos e um menor número de colmos, tornando o campo muito irregular e pouco produtivo.

O controle de nematoides exige um compromisso contínuo com práticas agrícolas responsáveis e a adoção de abordagens integradas que considerem tanto a produtividade quanto a conservação ambiental. Por isso, a importância do uso de produtos sustentáveis para este fim. Isso beneficia o ambiente, traz uma imagem positiva para a nossa agricultura e ainda permite o acesso a mercados mais exigentes em termos de sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas Publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações Relacionadas

Foto 01 (Telefone)

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

Foto 01 (Telefone)

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

Foto 01 (Telefone)

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

PG 80 (Telefone)

Greening: ráfia aluminizada é um aliado