Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde do intestino

Inovações em nutrição e saúde animal aumentam produtividade e proporcionam a saúde dos suínos.
Créditos da foto: Embrapa
Acompanhe tudo sobre Suinocultura e muito mais!

A boa saúde intestinal e o alto desempenho produtivo são fundamentais para proporcionar rentabilidade e sustentabilidade das granjas de suínos. “As soluções tecnológicas têm se mostrado essenciais para superar os desafios sanitários e nutricionais e, assim, contribuir para o sucesso da suinocultura”, afirma Mariana Rosetti, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal. “O controle metabólico e o equilíbrio da microbiota intestinal são imprescindíveis para alcançar esses objetivos”, completa a especialista. 

Os suínos enfrentam uma série de desafios durante todo o ciclo de vida. Destaque para desequilíbrios metabólicos, disbiose intestinal e proliferação de microrganismos patogênicos no trato gastrointestinal. Esses problemas impactam diretamente o desempenho, comprometendo a saúde dos animais e a absorção de nutrientes, o que afeta o seu crescimento e, consequentemente, a produtividade da granja. “Para superar esses obstáculos, é fundamental garantir uma alimentação de qualidade e um bom status sanitário, ambos favorecem a saúde intestinal, contribuindo para o desempenho superior”, explica Mariana. 

A especialista da MCassab Nutrição e Saúde Animal explica que a presença de patógenos no intestino dos suínos prejudica o desempenho. “A saúde intestinal adequada melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico dos suínos”, explica. Manter o intestino saudável é fundamental para otimizar a eficiência de conversão alimentar, resultando em melhores índices de produtividade. Para isso, é necessário criar um ambiente propício à eubiose — o equilíbrio entre as bactérias benéficas e patogênicas no intestino. 

Uma abordagem cada vez mais valorizada na suinocultura é o uso de blends tecnológicos, que combinam diferentes frentes de ação para promover a saúde intestinal. Esses blends incluem probióticos, óleos essenciais e outras substâncias naturais que atuam de forma sinérgica. A combinação dessas substâncias resulta em soluções eficientes e seguras, impactando positivamente a saúde dos animais ao longo de todo o ciclo de produção. 

“Programas personalizados de nutrição e saúde animal, que consideram as necessidades específicas de cada granja, têm se mostrado eficazes na promoção da saúde intestinal sem comprometer a eficiência da produção. Tecnologias integradas, como o Programa PIG, desenvolvido pela MCassab, oferecem soluções desde a reprodução até o abate dos suínos. Produtos inovadores, como o BioAtive Pro, promovem a saúde gastrointestinal e contribuem para o sucesso a longo prazo das granjas suínas”, ressalta Mariana Rosetti. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

ABIOVE destaca que país pode alcançar recorde no esmagamento de soja em 2026

2

Hedgepoint projeta safra de soja do Brasil em 179,5 milhões de toneladas na temporada 2025/26

3

Rio São Francisco está acima da cota de inundação em Pirapora (MG)

4

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde do intestino

5

Termotécnica conquista o WorldStar Awards 2026, principal prêmio de embalagens do mundo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Créditos da foto: Embrapa

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde do intestino

ovos

Produção de ovos em São Paulo cresce 7% e faturamento chega R$7,2 bi em 2025

Fotos: Divulgação Emater-MG

Casal investe na apicultura no Vale do Jequitinhonha

Fotos: Divulgação Emater-MG

Família de Nova Lima cria primeiro gin do Brasil com mel de abelhas nativas