Projeto da ABDI inicia cadastro de produtores de agave no semiárido baiano

A meta é mapear pelo menos 400 agricultores, que receberão qualificação e orientação técnica desde a preparação do solo a comercialização dos produtos agrícolas
Acompanhe tudo sobre Agave, Agricultura familiar, Bahia, Biocombustível, Sustentabilidade e muito mais!
Agave / Foto: Planta Delivery

O projeto RePlanta Agave, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre/BA), entrou em uma nova fase: o mapeamento e cadastro de produtores de agave.

A iniciativa tem por objetivo melhorar as condições de plantio, colheita e uso da biomassa residual da produção de fibra de sisal, criando uma rede qualificada de agricultores para a produção de biocombustível a partir do agave.

O projeto vai investir R$ 2,6 milhões em ações para potencializar a cadeia produtiva do agave na região sisaleira da Bahia.

Entre janeiro e março deste ano, a Associação dos Agricultores e Agricultoras de Serrinha (APAEB Serrinha), vencedora do edital de chamamento público 012/2024, vai mapear e cadastrar, pelo menos, 400 agricultores da região semiárida baiana, que abrange 21 municípios.

Na próxima fase, os produtores cadastrados serão divididos em turmas de 20 beneficiários por localidade, e receberão qualificação e orientação técnica para preparação do solo, semeadura, manejo, colheita, armazenagem e comercialização dos produtos agrícolas.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, destacou a importância da iniciativa para potencializar a cadeia produtiva na região.

“Esse é um projeto alinhado a Nova Indústria Brasil (NIB) e que representa nosso compromisso de transformar e fortalecer a indústria. O Replanta Agave promove a transição energética, fortalece a cadeia produtiva do sisal na Bahia e gera renda, empregos e sustentabilidade, transformando a economia local”, afirma.

Biocombustível do agave

A fibra de sisal é a principal característica da espécie Agave Sisalana, a planta do tipo suculenta é típica das regiões semiáridas. Ela é aproveitada no processo de extração da fibra comercial, que é rígida e transformada em variedades de fios, cordas, tapetes e mantas, sendo o restante da biomassa descartado. Entretanto, nos últimos anos, por meio de pesquisas, foram encontradas alternativas relevantes de aplicabilidade tanto para a fibra quanto para os resíduos. Entre elas, destacam-se o bioetanol de 1ª e 2ª geração, bioinseticidas, bioherbicidas, ração, entre outros.

Com o projeto Replanta Agave, a intenção agora é iniciar o processo de estruturação de indústrias de sisal para a produção de biocombustível, com foco na produção de etanol.

Entre os subprodutos derivados do agave, também podem ser obtidos: biometano, biohidrogênio verde; e biochar – carvão vegetal empregado na correção de solo – bioinseticida, bioherbicida, componentes de plástico para veículos, entre outros.

O Brasil ocupa a posição de maior produtor de fibra de sisal do mundo. No mercado interno, a Bahia é responsável por 90%, seguida pelos Estados da Paraíba e Pernambuco. O modo de cultivo é a agricultura familiar, tanto o plantio quanto a colheita.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

2

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

3

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

4

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

5

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais