Universidade Brasil reforça responsabilidade social por meio do Projeto Ceres

Iniciativa já distribuiu mais de 30.000 unidades de hortaliças produzidas em hortas sustentáveis.
Participantes do Projeto Ceres da Universidade Brasil durante plantio e colheita
Participantes do Projeto Ceres da Universidade Brasil durante plantio e colheita crédito: imagem de divulgação
Acompanhe tudo sobre Projeto Ceres e muito mais!

A Universidade Brasil (UB), instituição comprometida com a excelência acadêmica há mais de cinco décadas, consolida seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade por meio do Projeto Ceres, iniciativa que promove a produção de alimentos ecologicamente corretos em hortas sustentáveis. 

A coordenação do curso de Agronomia da UB é responsável pela idealização e condução do projeto, que foi criado em 2008 e atua em parceria com escolas e instituições sociais, integrando educação, extensão universitária e inclusão social de alunos, famílias e instituições parceiras, com foco em jovens de escolas públicas e comunidades da região de Fernandópolis. 

Nos últimos anos, o Projeto Ceres doou mais de 30.000 unidades de hortaliças para colaboradores da UB, famílias e entidades cadastradas, como o Projeto Girassol, a Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF) e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Fernandópolis, que estimularam o consumo de produtos naturais e auxiliaram mais de 45 famílias. 

O Ceres atende a comunidade por meio de orientação e construção de hortas, como na Associação Comunitária Maria João de Deus, e do desenvolvimento do projeto em escolas, como a Escola Estadual Joaquim Antônio Pereira (JAP). O programa também realiza treinamentos e capacitações de futuros agricultores em parceria com a Associação dos Produtores Urbanos de Fernandópolis (APUF). 

Além do impacto direto na alimentação, o projeto oferece um espaço pedagógico para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, fortalecendo a extensão universitária e a formação prática dos estudantes. 

“Estamos investindo na dignidade e na qualidade de vida da nossa comunidade, cumprindo o papel social da UB em apoiar a transformação de realidades, garantindo alimentos saudáveis e promovendo a sustentabilidade”, afirma Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil. 

Alinhamento ao pilar de responsabilidade social da Universidade Brasil

O Ceres está alinhado ao pilar de responsabilidade social da UB e apoia a promoção da educação ambiental e do desenvolvimento comunitário. A dedicação ao projeto já garantiu à Universidade Brasil o reconhecimento com o Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) em diversas edições. 

Por meio de atividades de extensão universitária, os alunos do curso de Agronomia participam ativamente do programa e vivem a integração prática de suas atividades, sendo complementares à sua formação.

 “Proporcionamos aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos técnicos em um contexto real, desenvolver habilidades socioemocionais e se envolver ativamente com a comunidade. Esta é a essência de uma aprendizagem significativa, onde a Agronomia se mostra também como gestão de pessoas e contribuição social”, destaca o Engenheiro Agrônomo Douglas Costa Martins, um dos responsáveis pelo programa e professor da Universidade Brasil. 

Ampliação do Projeto Ceres

A Universidade Brasil planeja a expansão das atividades do Projeto Ceres estabelecendo metas como: dobrar a área de produção de 800m² para 1600m², instalar duas estufas agrícolas no campus de Fernandópolis, retomar a oferta de bolsas de estudos para alunos das escolas parceiras e firmar parcerias, incluindo a capacitação de professores e alunos da escola agrícola Melvin Jones.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Projeto Arroz de Baixo Metano vence prêmio global SBCOP na COP30, na categoria Sistemas Alimentares

2

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

3

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

4

Mercado de biodefensivos cresce 18%, para R$ 4,35 bilhões na safra 2024-25

5

Organic Neem: 24 anos de pioneirismo e pureza na história do Nim

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Hélcio Costa

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

Participantes do Projeto Ceres da Universidade Brasil durante plantio e colheita

Universidade Brasil reforça responsabilidade social por meio do Projeto Ceres

Graviola - Crédito: Shutterstock

Tipos de graviola: variedades, características e mais

PLC (1)

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença