Programa Mais Genética impulsiona bovinocultura leiteira da Zona da Mata

Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 08h17

Última atualização em 17 de janeiro de 2025 às 08h17

Acompanhe tudo sobre bovinocultura leiteira, desenvolvimento agropecuário, Melhoramento genético, Programa Mais Genética, zona da mata e muito mais!

Cerca de 12 mil doses de sêmen bovino foram entregues, no final de 2024, a produtores rurais de 11 municípios atendidos pela Unidade Regional da Emater-MG de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A ação faz parte do Mais Genética. O programa é viabilizado por meio de emendas parlamentares estaduais destinadas à Emater-MG e conta com a parceria das prefeituras. 

Com início em 2021, o Mais Genética promove a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino mineiro, com o uso de inseminação artificial e suporte técnico. Também são objetivos do programa a redução do custo de produção e o aumento da renda familiar. 

As doses de sêmen entregues aos municípios da Zona da Mata foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual, Delegada Sheila. O material genético é das raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Nelore e Sindi. O investimento total foi de R$110 mil. 

A iniciativa atendeu a pecuaristas de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes, Pedro Teixeira, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Deserto, Santos Dumont, Seritinga e Simão Pereira. As prefeituras ficaram responsáveis pela distribuição das doses, além de disponibilizarem, gratuitamente, inseminadores e veterinários.  

“Genética é como uma escada, subimos degrau por degrau. A melhoria vem aos poucos”, afirma Antônio Domingues, coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG. Ele explica que “o processo vai se solidificar depois de 3 ou 4 anos, quando tivermos bezerras dessa inseminação dando leite.”

Emerson José de Carvalho, do município de Coronel Pacheco, participa do programa. Atualmente, a propriedade dele tem nove vacas da raça Gir, produzindo 100 litros de leite por dia. Pensando em melhorar a produção, Emerson vai inseminar seu rebanho com doses de sêmen da raça Gir Leiteiro. “Hoje eu estou tranquilo porque, para o meu rebanho, esse programa é tudo. A gente tem o inseminador e o veterinário de graça, além do apoio total da Emater”, diz Emerson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo

2

Jiffy: substrato de turfa de alta performance para cultivos florestais

3

Custos de produção de frangos e suínos sobem em abril, segundo Embrapa

4

O papel estratégico do outono na agricultura regenerativa

5

CultiBras: como a empresa transforma a fertilidade do solo em produtividade no café

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

PG 62  a 63 - Foto 01 (Telefone)

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo

Mudas florestais com raízes vigorosas cultivadas em substrato Jiffy

Jiffy: substrato de turfa de alta performance para cultivos florestais

Lote de frangos e suínos em granja moderna

Custos de produção de frangos e suínos sobem em abril, segundo Embrapa

Outono / Crédito Pixabay

O papel estratégico do outono na agricultura regenerativa