Presidente da Emater-MG assume vice-presidência da Asbraer

Acompanhe tudo sobre asbraer, Emater e muito mais!
Divulgação

Em sua 36ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 13, a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) elegeu seu novo Conselho Diretor. O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, assumiu o comando da instituição, tendo ao seu lado o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, na vice-presidência de Ater e Regularização Fundiária e Gilson dos Anjos, da Emdagro-SE, na vice-presidência de Pesquisa Agropecuária.

“É com grande satisfação que recebo a função de vice-presidente Nacional da Assistência Técnica, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Asbraer. É uma entidade que conta com 31 associadas, e a Emater-MG contou com a confiança de todos os colegas para receber essa função de articulação, de diálogo e de construção a nível nacional para que possamos lutar pelo fortalecimento e desenvolvimento da ATER pública governamental no Brasil”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG e, agora, o vice-presidente da Asbraer.

Otávio Maia preside a Emater-MG desde 2021. O novo vice-presidente da Asbraer é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É servidor público de carreira de Minas Gerais, com mais de 19 anos de experiência. Já atuou nas secretarias de Estado de Fazenda, de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Gestão. O dirigente tem mestrado em Economia de Empresas, pós-graduação em Gestão Pública e graduação em Administração, com habilitação em Administração Pública, pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Como servidor público, já ocupou os cargos de subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental, assessor de Desestatização e superintendente de Gestão e Apoio a Políticas Estratégicas. Além de atuar nas áreas de gestão financeira, gestão estratégica e de políticas de inovação institucional, Maia também tem experiência em parcerias com o Terceiro Setor.

Ações

Sob a gestão de Otávio Maia, a Emater-MG realizou muitas atividades e entregas relevantes para a sociedade mineira. Um dos destaques é a plataforma de vendas on-line É do Campo (www.edocampo.com.br), que comercializa produtos da agricultura familiar. O É do Campo tem por objetivo ampliar as vendas da agricultura familiar, por meio do comércio on-line.

Na parte de obras, a Emater-MG também foi responsável por duas entregas importantes: a correção do vazamento de um canal no Jaíba e o desassoreamento de 20 barragens no Bananal, em Salinas. A Emater-MG tem trabalhado, ainda, pela valorização dos produtos mineiros por meio do Concurso Estadual de Queijos Artesanais de Minas Gerais e do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Outra iniciativa cultural importante, foi a inauguração do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli, na sede da empresa em Belo Horizonte e que resgata a memória da extensão rural em Minas.

As parcerias como a estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), também fazem a diferença. O contrato tem por foco o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Seca

A Emater-MG também realizou a doação de sementes de feijão para produtores rurais atingidos pela forte estiagem dos últimos meses. Foram beneficiadas mais de 12 mil famílias de agricultores, principalmente das regiões Norte, Noroeste, e dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. As sementes serão destinadas a 254 municípios mineiros.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

2

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

3

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

4

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

5

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

imagem_2025-07-01_130308573

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono