Precificação da cana no Brasil e no mundo será tema de debate no Cana Summit

Evento é organizado pela ORPLANA e será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília/DF. Temática fará parte de painel no primeiro dia
Divulgação Cana Summit
Acompanhe tudo sobre Cana Summit, Cana-de-açúcar, Precificação e muito mais!
Divulgação Cana Summit

As diferenças na precificação e os modelos adotados em diferentes países produtores de cana-de-açúcar será tema de um dos painéis do Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), que será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília/DF.

A temática será debatida na programação do primeiro dia e contará com a participação de representantes da ORPLANA, Platts, DATAGRO e outras organizações ligadas à precificação de subprodutos da cana. O painel terá a mediação do diretor de projetos do PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Haroldo Torres.

“Vamos expor três situações. Primeiramente, a respeito das diferenças dos Consecanas (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol) no Brasil. Em um segundo momento, que será o coração da palestra, iremos analisar como são os sistemas de pagamento de cana no mundo, com um olhar bem específico para alguns países como Austrália, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Estados Unidos e Índia”, revela Torres. “Iremos mostrar como é o modelo de remuneração adotado por eles, os produtos considerados e qual a participação do produtor sobre essa receita. E, para fechar, apresentar brevemente os sistemas de pagamento para a beterraba açucareira, também olhando para alguns países”, completa.

Segundo o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, o painel “Modelos e Precificação de Cana” tem o objetivo de mostrar as diferenças nos preços e na precificação entre os países produtores de cana, as formas de cálculo, como é o acordo entre as partes envolvidas e, ao mesmo tempo, colaborar por um melhor formato da precificação da cana por parte do Consecana-SP.

O painel ainda irá abordar os produtos considerados em cada modelo de precificação, além do processo de coleta, tratamento e armazenamento de dados.

“Queremos com esse painel mostrar com clareza as diferenças, a forma de captura de preço e o que entra em cada modelo, pois cada país tem uma forma de precificar a cana. O nosso, que agora está em revisão, está defasado e precisa incluir novos produtos, como a biomassa”, destaca Nogueira.

Atualmente, a precificação da cana no Brasil só leva em consideração o etanol e o açúcar como subprodutos.

Revisão

Desde outubro de 2023, a ORPLANA e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) anunciaram acordo para a revisão dos parâmetros técnicos e econômicos do Consecana-SP.

As conclusões dos trabalhos e sua deliberação estão previstas para serem publicadas até 30 de junho de 2024, com a aplicação de ajustes, se necessário, ainda na safra 2024/2025.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Divulgação

IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30