Praga invasora resiste a inseticidas

Crédito Gerhard Waller

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 17h08

Última atualização em 21 de novembro de 2018 às 17h08

Acompanhe tudo sobre Ácaro, Boro, Helicoverpa e muito mais!

Estudo desenvolvido no PPG Entomologia da Esalq alerta para a resistência da praga invasora a inseticidas no Brasil

Crédito Gerhard Waller

Originária do Velho Mundo, a Helicoverpaarmigera é uma praga que foi reportada no Brasil em 2013, quando causou danos severos e perdas econômicas em torno de US$ 2 bilhões nas lavouras de soja e algodão.

Considerando este cenário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) elaborou uma lista com a recomendação de produtos para uso emergencial de controle da praga invasora. “Entre os produtos recomendados estavam alguns inseticidas pertencentes ao grupo dos piretroides, incluindo misturas“, conta a engenheira agrônoma Mariana Durigan, autora de uma tese que faz um alerta ao setor. “Foram relatadas falhas no controle de H. armigera com esse grupo de inseticidas em diversas regiões produtoras do Brasil“.

O estudo de Mariana foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ (Esalq/USP). O objetivo foi caracterizar a suscetibilidade e investigar os mecanismos de resistência dessa espécie a inseticidas que atuam nos canais de sódio, piretroides e oxadiazinas.

 

Programa

 

Com orientação do professor Celso Omoto, do departamento de Entomologia e Acarologia, a pesquisa sugere que deve ser realizada a implementação de um programa de manejo da resistência de H. armigera a inseticidas no Brasil para garantir a vida útil e a eficácia dos inseticidas no campo.

Segundo Mariana, a resistência de H. armigera a piretroides já havia sido reportada em alta frequência nos países de ocorrência dessa praga, como Austrália, China, Índia e Paquistão. “Considerando que a resistência é um caráter genético e hereditário, nós enxergamos a hipótese de que os indivíduos que deram origem às populações de H. armigera no Brasil possuíam genes que conferem resistência a piretroides, o que explicaria as falhas de controle observadas em campo“.

No caso dos piretroides, a frequência de resistência é altíssima. “Detectou-se em todos os indivíduos a presença da subfamília do gene P450 CYP337B3, que confere resistência a piretroides em H. armigera. Outro traço mapeado foi o caráter dominante da resistência. Nesse caso, a evolução da resistência ocorre de forma mais rápida em uma população de pragas e resulta em falhas de controle no campo“.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto 01 A (Pequeno)

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

ROME, ITALY - NOVEMBER 06: Winner of the Best of the Best Award pose on stage during the Ernesto Illy International Coffee Award 2025 at Palazzo Colonna on November 06, 2025 in Rome, Italy. (Photo by Lorenzo Palizzolo/Getty Images for illy)

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

biotrop (1)

Biotrop: soluções inovadoras e sustentáveis