Ante traça-do-tomateiro, inseticida recebe registro para manejo de mais 4 pragas da cultura

Solução amplia raio de ação do produtor frente a insetos-pragas com alto potencial para ocasionar danos econômicos a plantas e frutos do tomateiro
Acompanhe tudo sobre Inseticida, sipcam, Tomate e muito mais!
Créditos: Sérgio Camargo

Pouco mais de dois anos após lançado, o inseticida Ohkami®, da Sipcam Nichino, consolidou posição de referência do produtor de tomate no controle da principal praga da cultura: a traça-do-tomateiro ou Tuta absoluta. Nos últimos dias, segundo informa a companhia, Ohkami® recebeu registro visando a mais quatro pragas recorrentes do tomate: ácaro-rajado (Tetranychus urticae), broca-pequena-dos-frutos (Neoleucinodes elegantalis), mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis) e tripes (Frankliniella schultzei).

“A extensão da bula amplia o raio de ação do produtor diante de pragas com alto potencial para ocasionar danos econômicos relevantes, às plantas e aos frutos de tomate”, resume Eric Ono, pesquisador da Sipcam Nichino.

O ácaro-rajado, por exemplo, se situa entre as mais importantes pragas polífagas conhecidas no mundo, ao passo que a broca-pequena dos frutos detém potencial para ocasionar perdas da ordem de 80% à produção. Já a mosca-minadora, de uma praga secundária converteu-se em risco aos cultivos. O tripes, por sua vez, transmissor do vírus causador da devastadora doença chamada ‘vira-cabeça’, tornou-se altamente desafiador ao produtor na safra.

“Avaliamos Ohkami® como sendo um eliminador de pragas por excelência”, continua Ono. O inseticida, ele explica, age por contato e ingestão sobre insetos e lagartas. “Controla ovos (ação ovicida) e evita a colocação de ovos férteis por mariposas e fêmeas adultas das pragas. Diferencia-se por quebrar o ciclo de desenvolvimento das pragas-alvo. Essa tecnologia permite eliminar pragas antes de haver danos à cultura do tomate”, acrescenta o executivo.

Conforme Ono, Ohkami® age logo após aplicado e entrega ao tomaticultor um mecanismo de ação único, baseado no composto Tolfenpyrad.  “Empregado seguindo as orientações técnicas, o inseticida impede o desenvolvimento de resistência cruzada por pragas. O ingrediente ativo de Ohkami® foi pouco exposto nas lavouras de tomate do Brasil até o momento”, explica Ono.

Ainda segundo Eric Ono, frente a todas as pragas para as quais Ohkami® está indicado no tomateiro, a recomendação da empresa prevê iniciar aplicações do inseticida tão logo sejam constatados os primeiros sinais de ataques nas áreas de cultivo, independentemente do estágio da cultura.

Além do tomate, salienta a Sipcam Nichino, Ohkami® vem sendo utilizado com sucesso, no Brasil, nos cultivos de aveia, brócolis, centeio, cevada, couve, couve-flor, repolho, trigo e triticale.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Entregas de fertilizantes crescem 8,4%, com 40,94 milhões de toneladas entregues

2

Jornada da Qualidade 2026: varejo de FLV aposta em capacitação estratégica para reduzir perdas

3

Desafios persistentes: Mercado de Cacau inicia 2026 volátil

4

Potássio fortalece a segurança alimentar, ao impulsionar a produtividade agrícola

5

Previsão aponta um 2026 mais conturbado em termos de eventos climáticos do que no ano passado

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem mostra fertilizante / Arquivo

Entregas de fertilizantes crescem 8,4%, com 40,94 milhões de toneladas entregues

Foto: Paripassu

Jornada da Qualidade 2026: varejo de FLV aposta em capacitação estratégica para reduzir perdas

BRQ-Potassio-fortalece-a-seguranca-alimentar-ao-impulsionar-a-produtividade-agricola-credito-imagem-Jake Gard (Médio)

Potássio fortalece a segurança alimentar, ao impulsionar a produtividade agrícola

Arquivo

Previsão aponta um 2026 mais conturbado em termos de eventos climáticos do que no ano passado