Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

Especialista explica a importância das gorduras saudáveis.
Castanha - Crédito: shutterstock
Acompanhe tudo sobre Castanha e muito mais!

Gorduras vilãs é um assunto que todo mundo conhece. Mas e as boas? As gorduras desempenham funções essenciais no organismo, participando da produção de hormônios, do funcionamento do sistema nervoso e da absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. Entre elas, as chamadas gorduras insaturadas, presentes em castanhas, sementes, abacate e óleos vegetais, se destacam por oferecer benefícios à saúde cardiovascular, controle do colesterol e manutenção da energia.

Além das gorduras saudáveis, castanhas e sementes também fornecem proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais, como magnésio, selênio e cálcio, que contribuem para ossos e dentes fortes, funcionamento muscular adequado e suporte ao sistema imunológico.

Em algum momento de um plano alimentar, o nutricionista provavelmente já orientou o consumo de “uma unidade de castanha entre as refeições”, ressaltando a importância de incluir pequenas porções desses alimentos regularmente. “Incluir diariamente pequenas porções, como um punhado de castanhas ou sementes, ou usar pastas vegetais em pães, frutas e receitas, ajuda a equilibrar a dieta e garante aporte de nutrientes essenciais“, explica Felipe Jataí, nutricionista parceiro da A Tal da Castanha. 

A diversidade de fontes é fundamental, já que cada alimento oferece um perfil diferente de nutrientes. Por exemplo, amêndoas e castanha-do-pará se destacam pelo selênio, castanha de caju é rica em magnésio, e sementes de gergelim fornecem cálcio. “Variar os tipos de castanhas, sementes e pastas vegetais no dia a dia permite combinar sabor e benefícios nutricionais, tornando a alimentação mais completa e funcional“, completa o nutricionista. 

Outro ponto importante é o contexto alimentar: consumir gorduras boas junto de outros nutrientes, como fibras, proteínas e vitaminas, favorece a absorção e utilização no organismo. Por isso, adicionar castanhas a saladas, smoothies, iogurtes vegetais ou receitas culinárias, e usar pastas vegetais no café da manhã ou lanches, são estratégias práticas para aproveitar todos os benefícios desses alimentos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Figos em estufas: como produzir?

2

Controle de psilídeo com óleo essencial de laranja

3

Maçã é a fruta ideal para recuperar o corpo depois das festas de final de ano

4

Orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais

5

Nutrição para maturação uniforme do cafezal

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_141614884

Figos em estufas: como produzir?

imagem_2022-06-30_141205242

Controle de psilídeo com óleo essencial de laranja

3633

Orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais

PG-70-a-71-Foto-01-Telefone

Nutrição para maturação uniforme do cafezal