
Produzido por: Enza Zaden Brasil
As alfaces de modo geral são afetadas por diversas doenças ao longo da semeadura até a colheita, as doenças de solo são em sua maior parte as mais problemáticas para controle, devido à falta de defensivos registrados para a cultura, além disso a monocultura faz com que essas doenças apareçam ano após ano com maior frequência. Dentre essas doenças de solo o Fusarium (fungo Fusarium oxysporum f. sp. Lactucae) particularmente vem tomando proporções gigantescas, promovendo prejuízos acima de 70% em alguns casos.
Os principais sintomas são: Amarelecimentos das folhas, listras marrons no sistema vascular, atrofia geralmente de um dos lados da planta, dificuldade na absorção de nutrientes, redução do volume de raízes e redução da formação das cabeças.

Atualmente é muito difícil realizar o controle desse fungo depois que a doença entra no sistema radicular da planta, geralmente por ferimentos, mas uma técnica preventiva vem se destacando nas regiões produtoras, o PLANTIO DIRETO, que além do controle preventivo do Fusarium, promove a sustentabilidade do solo, diminui a erosão, aumenta os níveis de matéria orgânica e liberação de nutrientes do solo.

O milheto, centeio e aveia preta são os mais utilizados, a aveia preta em especial vem se destacando no período de inverno como a principal alternativa, observamos nas áreas cultivadas com essa cultura uma redução de até 80 % no aparecimento de Fusarium usando a aveia preta como cobertura e não incorporada ao solo. Sabemos em que alguns casos são difíceis a adoção da rotação de culturas devido ao tamanho das áreas cultivadas, mas é imprescindível para atingir níveis elevados de produtividade iguais as fotos abaixo.

A Enza Zaden Brasil possui um portfólio de sementes de folhosas que garantem mais benefícios e rendimento ao produtor, acesse aqui. Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Enza Zaden.
