Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 12h30

Última atualização em 12 de novembro de 2014 às 12h30

Acompanhe tudo sobre Ferrugem, Nematoide, Sustentabilidade e muito mais!

“Nematoide é um problema da sua área?“ é o tema de mais uma das palestras apresentadas durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014, que iniciou no último dia 10. A nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosângela Silva, está abordando o assunto com os produtores e público em geral para que fiquem atentos ao problema e aos primeiros sintomas que podem estar ocorrendo nas lavouras de soja. O evento vai percorrer ao todo 25 cidades dos estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia e termina no dia 05 de dezembro.

Conforme Rosângela, um dos aspectos que sempre estão relacionados a possível presença dos nematoides é a menor produtividade da área, fruto de diversos fatores, inclusive do problema nematológico já estabelecido. “Estamos discutindo a importância dos principais nematoides e o agravamento da situação em algumas áreas“, pontuou. A especialista ainda explica que após constatada a presença do patógeno, a única solução é a convivência. “O que irá definir se os danos serão maiores ou menores é a população desses fitopatógenos, o manejo realizado e a suscetibilidade da cultivar utilizada“, reforça.

Durante os encontros, que acontecem em duas cidades por dia, um no período matutino, a partir das 7h30, e outro no noturno, às 18h, a nematologista da Fundação MT também fala sobre a prevenção de infestação de nematoide, as perdas com a ocorrência do parasita, as ferramentas de manejo, como os nematicidas, além de responder as dúvidas dos participantes.

Evento ” Para levar ao público as informações sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2014/2015, o evento É Hora de Plantar 2014 conta com uma equipe técnica formada por quatro pesquisadores da Fundação MT e um da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), de Botucatu/SP.

Nas rodadas, ainda estão sendo apresentados os temas: “Estratégias de manejo para sustentabilidade e qualidade da produção“, com a entomologista Lucia Vivan; “Tecnologia de aplicação e redução da deriva: em busca da sustentabilidade“, com o professor da Unesp, Ulisses Antuniassi; e “Ferrugem asiática: Riscos e Desafios da safra, com os especialistas Fabiano Siqueri e Ivan Pedro, ambos da Fundação MT.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

2

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

3

Tipos de graviola: variedades, características e mais

4

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

5

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Crédito TRC

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024