Parque Estadual Carlos Botelho ganha áreas florestais

Mata Nativa Br em ação inédita na iniciativa privada, doa ao Estado de São Paulo, a Fazenda Ribeirão da Serra; local composto por Mata Atlântica, será usado para compor a Reserva Legal de propriedades rurais com déficit de vegetação nativa.

Publicado em 21 de abril de 2022 às 14h11

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 17h00

Acompanhe tudo sobre Floresta, Reflorestamento, Silvicultura e muito mais!
Crédito Divulgação

A Mata Nativa Br, empresa especializada no mercado de preservação, em uma ação inédita na iniciativa privada, fez a doação de uma área de 1.197 hectares de floresta para a ampliação do Parque Estadual Carlos Botelho, que abrange partes dos municípios de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras na região sudeste do Estado de São Paulo.

A Fazenda Ribeirão da Serra está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar, contígua à porção sul do parque. Ela é composta por Mata Atlântica, um dos biomas de maior diversidade biológica do planeta, considerado um “hotspot” mundial de biodiversidade em função das ameaças incidentes e por configurar prioridade para conservação ambiental.

Na área foram identificadas 171 espécies arbóreas e arbustivas pertencentes a 45 famílias botânicas diferentes, 57 espécies herbáceas pertencentes a 27 famílias diferentes e, das 79 espécies de mamíferos com ocorrência registrada no Parque, 12 foram encontradas na Fazenda. Entre os animais estão macaco-prego, anta e onça pintada.

Com a incorporação, a área do Parque Estadual de Carlos Botelho passa a somar um total de 38.841,39 hectares.

Em prol da sustentabilidade

A Fazenda Ribeirão da Serra foi adquirida em 2012, com intuito de compor áreas de Reserva Legal de propriedades rurais, dentro do mesmo bioma, através de procedimento de compensação ambiental, fechando com isso, um ciclo sustentável.

Então, em 2015, com a promulgação da Lei Estadual nº 15.684/15 e a abertura de Cotas de Reserva Ambiental, surgiu a possibilidade de doação da propriedade ao Parque Estadual Carlos Botelho para sua ampliação.

“Com a doação da fazenda para o Parque Estadual Carlos Botelho, ganha o meio ambiente, com a ampliação de uma importante Unidade de Conservação e surge para os proprietários rurais, a possibilidade de compor sua área de Reserva Legal, dentro de um Parque Estadual” afirma CEO da Mata Nativa Br, José Augusto de Sousa Junior.

O processo inédito de doação da Fazenda Ribeirão da Serra, que foi analisada pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, consolida o compromisso da Mata Nativa Br, reconhecida por sua experiente equipe técnica com intensa vontade de criar projetos florestais sustentáveis. São mais de duas décadas de história de sólida evolução, com impactos positivos para o setor ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Mudas florestais com raízes vigorosas cultivadas em substrato Jiffy

Jiffy: substrato de turfa de alta performance para cultivos florestais

PG 12 (Telefone)

Planejamento na entressafra e sustentabilidade na produção de grãos

Amazônia

Evento discute descarbonização da Amazônia Legal e papel estratégico do setor nuclear

link

Melhoramentos lança 'Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais 2025'