Parceria irá desenvolver novos biofertilizantes para café

Projeto visa beneficiar o crescimento das plantas, o desenvolvimento vegetativo, a resistência contra pragas e o aproveitamento do adubo na lavoura.

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 12h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h17

Acompanhe tudo sobre biofertilizantes, Café, Parceria e muito mais!

Empenhada na promoção da sustentabilidade do negócio rural, a empresa Satis irá atuar no desenvolvimento de um novo biofertilizante para a cultura do café, através de uma iniciativa de inovação aberta. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o trabalho visa obter um extrato vegetal à base de Equisetum hyemale, tradicionalmente conhecida como Cavalinha, planta muito comum no Cerrado mineiro. A iniciativa reforça o compromisso da marca em criar soluções que contribuam para melhor performance das lavouras, compartilhando conhecimento técnico com o mercado.

Créditos: Divulgação

O trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consiste no planejamento experimental e obtenção dos extratos vegetais para aplicação no campo. A segunda fase prevê a aplicação desses extratos em ambiente controlado, ou seja, estufa e câmara de crescimento. Já a terceira e última etapa é referente a aplicação desses extratos em condições normais de campo, sendo submetido a testes em ambiente normal da aplicação.

Especializada em soluções de nutrição vegetal, a Satis será responsável pela realização dos testes agronômicos e também pelo desenvolvimento e produção do extrato vegetal em laboratório. Parte dos estudos irá ocorrer no Campo Experimental da empresa, localizado junto à sua fazenda em Araxá/MG, onde já ocorrem outros trabalhos técnicos para criação e aprimoramento de soluções para diversas culturas além do café. Atualmente, entre estudos aplicados nesta estrutura e em outras regiões do país, a Satis possui 60 pesquisas e mais de 2 mil parcelas experimentais, incluindo os protocolos em parceria com universidades e instituições de pesquisa agrícola

Gerente de Inovação da empresa, o engenheiro químico Fabrício Porto explica que o resultado esperado a partir da parceria com Fapemig é um biofertilizante capaz de promover o crescimento das plantas e aumentar o desenvolvimento vegetativo, bem como reduzir a incidência de doenças e otimizar o aproveitamento do adubo empregado na lavoura. Desta forma, o produtor conseguirá ampliar a produtividade, além de contribuir para a sustentabilidade do agronegócio com baixo impacto ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo