Publicidade

Parceria da Emater-MG com exportadores de café amplia divulgação do programa Construindo Solos Saudáveis

Sul de Minas recebe dia de campo para divulgar os benefícios do programa para produtores.
Foto: Diego Vargas/Seapa
Acompanhe tudo sobre Café e muito mais!

A Emater-MG participa, na próxima sexta-feira (6/2), de um dia de campo promovido pela exportadora de café Louis Dreyfus Company (LDC) e pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em Três Pontas, no Sul de Minas. A parceria tem como objetivo divulgar o programa Construindo Solos Saudáveis, iniciativa da empresa mineira que tem despertado o interesse do setor privado pelos bons resultados gerados aos produtores de café.

O evento será realizado na Fazenda Matão e reunirá cafeicultores interessados em conhecer, na prática, os benefícios do uso de plantas de cobertura nas lavouras. A Emater-MG será responsável pela apresentação das orientações técnicas do programa, que busca conciliar a boa  produtividade com a conservação ambiental.

O programa

Criado pela Emater-MG, o programa Construindo Solos Saudáveis tem como objetivo estabelecer uma relação equilibrada entre produção agrícola e conservação ambiental, a partir do manejo adequado do solo. O programa utiliza as entrelinhas das lavouras para o plantio de ‘plantas de serviço’, que melhoram a estrutura física, química e biológica do solo.

O uso dessas plantas, cultivadas em consórcio com o café, como crotalárias, milheto, nabo forrageiro e feijão-guandu, contribui para a fertilidade da terra, reduz a erosão, aumenta a infiltração de água e melhora a estrutura do solo. Após a roçada, essas plantas permanecem como palhada, protegendo o solo, reduzindo a temperatura e preservando a matéria orgânica.

O programa foi iniciado em 2021 com 50 Unidades Demonstrativas (UDs) e já conta com cerca de mil unidades implantadas, em parceria com produtores de café do estado.

“A sustentabilidade é uma preocupação crescente na cafeicultura, com produtores buscando práticas que minimizem o impacto ambiental e promovam a responsabilidade social. Iniciativas como técnicas de cultivo sustentáveis, preservação de recursos ambientais e hídricos e certificações estão cada vez mais presentes no setor”, afirma Bernardino Cangussu, coordenador técnico da Emater-MG.

Dia de Campo

No evento em Três Pontas, os participantes acompanharão palestra do técnico da Emater-MG, Marcelo Tardioli. Na propriedade escolhida para o encontro, foi instalada uma Unidade Demonstrativa, onde serão apresentados diferentes consórcios de plantas de cobertura com o café.

“O objetivo é mostrar, na prática, como cada espécie ou mistura de plantas atua no solo. Vamos caminhar pela lavoura, observar as plantas ainda em pé e, depois, demonstrar o processo de roçada, avaliando a produção de biomassa e os benefícios para a lavoura cafeeira. Será um dia de campo simples, técnico e bastante interativo”, explica Tardioli.

Triângulo Mineiro

Um segundo evento sobre o Construindo Solos Saudáveis está programado para o dia 12/2, em Romaria, no Triângulo Mineiro, organizado pela Emater-MG, com apoio da empresa Ag Croppers, especializada em culturas de cobertura e manejo sustentável de solos.

A coordenadora técnica regional da Emater-MG, Guilhermina Severino, vai ser a responsável por apresentar os benefícios do Construindo Solos Saudáveis, também em uma propriedade de café. A programação inclui, além de palestras, a visita a uma Unidade Demonstrativa instalada na propriedade.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Bioinsumos inteligentes: soluções microbianas de alta performance

2

Genética do morango avança e redefine produtividade, qualidade e sustentabilidade

3

Parceria da Emater-MG com exportadores de café amplia divulgação do programa Construindo Solos Saudáveis

4

Produção de soja no Paraguai pode bater recorde e chegar a 11,53 milhões de toneladas

5

Fêmea de cervo-do-pantanal resgatada de incêndios chega ao Parque Vida Cerrado 

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2026-02-09_083908428

Bioinsumos inteligentes: soluções microbianas de alta performance

Foto: Diego Vargas/Seapa

Parceria da Emater-MG com exportadores de café amplia divulgação do programa Construindo Solos Saudáveis

08-2024-faesp-informa-soja (Telefone)

Produção de soja no Paraguai pode bater recorde e chegar a 11,53 milhões de toneladas

Soja-39-Crédito-Shutterstock-12-2017

Como o clima vai afetar a sojicultura brasileira