Oscilações no mercado de hortaliças impulsionam mecanização e investimentos

Tratores Fruteiro 1155 e Cultivo 1160, da Agritech, foram desenvolvidos para a agricultura familiar e a diversificação de cultivos, contribuindo para o aumento da produtividade e da rentabilidade no campo.
Acompanhe tudo sobre Agritech e muito mais!

Em 2024, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado brasileiro de hortaliças enfrentou oscilações devido a fatores climáticos e ao aumento nos custos de produção, afetando a oferta de culturas como tomate, cebola e alface e elevando os preços em centros como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Paralelamente, cresceu a demanda por hortaliças gourmet — como mini legumes, flores comestíveis e brotos especiais — impulsionando produtores a investirem em nichos de maior valor agregado, com foco em tecnologia, precisão e práticas sustentáveis.

Esse cenário reforça a importância da mecanização, especialmente entre pequenos e médios agricultores, que utilizam equipamentos como os tratores da Agritech para melhorar a eficiência no campo e mitigar os impactos do clima.

“As perspectivas para 2025 são de maior estabilidade na oferta e nos preços de hortaliças, desde que se mantenham os investimentos em inovação e manejo adequado”, acredita o gerente de Vendas e Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira.

Linha de produtos

Pioneira no desenvolvimento de soluções voltadas à agricultura familiar, a Agritech fabrica tratores, microtratores e implementos agrícolas adaptados às características desse perfil produtivo. “Nossa empresa vem contribuindo com a modernização das lavouras por meio de equipamentos desenvolvidos para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais, especialmente em culturas de hortaliças, que exigem agilidade, precisão e eficiência nas operações”, explica Oliveira.

Entre os destaques da linha Agritech está o trator Fruteiro 1155, projetado para atuar em pomares e cultivos com limitação de altura. O modelo possui tração 4×4, pequeno raio de giro e baixo consumo de combustível.

É equipado com motor que atende às normas internacionais de emissões de poluentes e níveis de ruído, conforme o programa MAR-1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias – Fase 1).

Já o modelo Cultivo 1160 se diferencia pela versatilidade, sendo indicado para diversos tipos de plantio. O trator conta com reversor de velocidade, tomada de força econômica, proporcional e independente, câmbio sincronizado e eixo dianteiro reforçado com diferencial autoblocante.

O motor Yanmar Turbo de 52 CV proporciona desempenho elevado, com consumo eficiente e operação silenciosa.

“É importante ressaltar que toda a linha de tratores Agritech opera com diesel e biodiesel B10, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente”, destaca o gerente de Vendas e Marketing da Agritech.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

2

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

3

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

4

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura

5

Agricultora aposta na produção de farofa e na criação de galinhas caipiras para superar problema de saúde

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Crédito Diego Henrique Santos

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

Foto: Gemini

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

5xQmO0YTMhN2M6InYu02bj5ycvl2YvdWZuV2bw1WYjFGdzlmdlJHQvF2YhRWZypjMykjNzMzN3IjOnVGcq5ydvx2MzEzMxgzMiRzNjBTZ3EWM1UGOxkTOhRDM0YTYwEjZ5YkMlEjZ5YkMlYTN0QzMGJTJ2IDMx8VL1ETLf9VLwITLfpjN

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

Foto: Biotrop

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura