Os segredos da qualidade da carne

Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes, você pode ser solicitado a fazer o login ou assinar nossa revista!

Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 08h10

Última atualização em 13 de março de 2025 às 08h04

Acompanhe tudo sobre cargil, Cargill, Carne, corte, Pecuária, Zootecnia e muito mais!
Pedro Veiga
Zootecnista e gerente global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill

Pedro Veiga
Zootecnista e gerente global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill

É fato que o brasileiro é fã de um bom filé. E quando se fala em um corte perfeito, a qualidade da carne é fundamental para uma experiência prazerosa. Mas você já parou para pensar no que a torna realmente memorável?

Sabor e maciez da carne vão muito além do preparo na grelha. Tudo começa no campo, onde cada detalhe contribui para tornar a degustação inesquecível. Quando falamos da qualidade da carne bovina, é preciso considerar uma série de fatores, como a idade e o sexo do animal, por exemplo. Animais mais jovens, abatidos no momento certo permitem cortes mais macios e com a proporção ideal de carne e gordura, o que resulta em suculência e sabor incomparáveis.

Além disso, o sexo do animal também tem um papel importante. Novilhas, que são fêmeas bovinas jovens que ainda não pariram, acumulam gordura mais cedo, proporcionando aquele marmoreio ideal – ou seja, a distribuição de finas veias de gordura entremeadas na carne. O marmoreio é o que oferece sabor, maciez e suculência ao corte, sendo um dos fatores mais valorizados pelos amantes do bom churrasco. 

A dieta fornecida ao animal é outro ponto-chave. Bovinos que recebem uma dieta balanceada e nutritiva apresentam carne mais rica em sabor e textura. Afinal, a qualidade começa de dentro para fora, e a nutrição adequada é fundamental para o desenvolvimento de um gado saudável. Suplementações estratégicas, protocolos sanitários bem definidos, manejo de pastagem adequado e um confinamento estratégico caminham juntos para alcançar o objetivo de otimizar a produção e a saúde do rebanho. 

Outro aspecto diretamente relacionado à qualidade é o bem-estar animal. Na pecuária moderna, desde o nascimento até o abate, cada etapa é planejada para reduzir ao máximo o estresse do animal. Sabemos que, se eles que são submetidos a transporte inadequado, sofrem um estresse que altera o pH da carne, resultando em cortes mais escuros e de menor durabilidade. Por isso proporcionar um ambiente tranquilo também durante o transporte ajuda a manter o nível ideal de glicogênio nos músculos, o que, ao ser convertido em ácido lático, é essencial para garantir cortes de carne mais macios, de boa textura e com cor viva.

O Brasil se destaca pelo rigor em seus processos de produção animal. Certificações e normas específicas asseguram qualidade e segurança alimentar para consumidores no Brasil e no exterior. Esse comprometimento com normas rigorosas atesta a credibilidade da carne brasileira, agregando valor aos produtos no mercado global.

Nesse contexto, a Cargill vem redefinindo a maneira como cuidamos do rebanho bovino, implementando práticas inovadoras que elevam os padrões de segurança e qualidade. Com um compromisso baseado na oferta integrada de produtos, ferramentas e serviços, apoiamos o produtor com soluções personalizadas em gestão e eficiência, que visam mais sustentabilidade, produtividade e lucratividade.

Além de atuar diretamente na nutrição e no manejo, estamos investindo no futuro da produção, com o aprimoramento de técnicas como a estimulação elétrica das carcaças e a maturação por 14 a 21 dias, que garantem maior amaciamento da carne. Também estamos na vanguarda das soluções tecnológicas, oferecendo suporte aos pecuaristas no gerenciamento das fazendas e no cuidado com a saúde e o bem-estar do gado por meio de inovações como CattleView, Agriwebb e Feed Manager.

Além de sabor e qualidade, cada pedaço carrega uma história de dedicação, cuidado e muito capricho, da fazenda à mesa. Com atenção a cada detalhe, desde a nutrição no campo até as técnicas pós-abate, o produtor é capaz de oferecer uma carne que eleva seu paladar a um nível superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas Publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações Relacionadas

Foto 01 (Telefone)

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

PG 77 a 79 - Foto 02 (Telefone)

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

link (1)

Jaca: safra da ‘maior fruta do mundo’ já começou

Pedro Veiga_Cargill (1)

Os segredos da qualidade da carne

Como está indo a sua leitura?

Este conteúdo é reservado para nossos assinantes. Assine agora e tenha acesso a esse artigo exclusivo e muito mais!

Já é assinante? Faça login para continuar.