Óleo de neem: Controla pragas do cafeeiro e mantém inimigos naturais

O óleo de neem da Nim Brasil não afeta os polinizadores nem os inimigos naturais, por não conter nenhum princípio ativo dos inseticidas convencionais.
Café - Foto: Emerson Castro

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 10h59

Última atualização em 15 de setembro de 2020 às 10h59

Acompanhe tudo sobre Café, Cafeeiro, Inseticida, Neem, Óleo, Praga e muito mais!

Autor

Emerson CastroProprietário da Nim Brasil, consultor e administrador – vendas@nimbrasil.com.br

Café – Foto: Emerson Castro

O óleo de neem da Nim Brasil não afeta os polinizadores nem os inimigos naturais, por não conter nenhum princípio ativo dos inseticidas convencionais. É um produto sistêmico, também com ação “ovicida”, ação “anti-alimentícia” (muitos insetos morrem de fome), bloqueia a ecdise dos insetos, ou seja, no momento em que vai mudar de fase, seu órgão responsável por produzir o hormônio ecdisona, da mudança de fase, é afetado pelos princípios ativos do neem, que segundo a literatura mundial, tem mais de 160.

Dentre eles, o mais conhecido é a azadiractina. Dessa forma, o inseto jovem não chegará à fase adulta, e os insetos adultos, uma vez que se alimentam de partes da planta tratada com óleo de neem, serão afetados em seu sistema reprodutivo e ficarão estéreis, quebrando o ciclo de vida do inseto.

Na prática

Temos áreas de café com cinco para seis anos de uso do nosso óleo de neem, onde se reduziu as aplicações de inseticidas e acaricidas em cerca de 80 a 90%, como pode ser visto nas fotos.

O objetivo é de se formar um exército de inimigos naturais para que estes passem a predar os insetos, que causam prejuízos aos produtores e, dessa forma, criamos um ciclo virtuoso, ou seja, quanto mais o tempo passar, menos aplicações do nosso óleo de neem serão necessárias, e com isso há redução de custos, na maioria dos casos, muito grande, além de reduzir em cerca de 30 a 50%, em alguns casos até mais, o número de aplicações/entradas na lavoura.

Este é um produto com carência zero, desta forma, o produtor pode tirar suas conclusões a respeito da saúde e qualidade de vida de todos os envolvidos no processo produtivo, além de melhorar a qualidade da bebida. Para muitos produtores é algo novo, mas seu uso data de mais de 4.500 anos pela Ayurveda (medicina indiana).

A Nim Brasil

Somos uma empresa 100% brasileira que tem como objetivo ajudar o produtor a produzir com qualidade e sustentabilidade. Além do óleo de neem concentrado, temos também uma gama de produtos, como: condicionador de solos, tratamento para nematoides via solo, bactericidas, fungicidas, todos bioprotetores, Protect Sil (silício especial para aplicações via folha), além de uma linha completa de fertilizantes foliares.

Ao nosso sistema de trabalho denominamos Sistema Caramuru, que tem por objetivo tratar o vegetal como um todo, desde a melhoria da microbiota do solo, disponibilização de nutrientes retidos no solo e controle de pragas, sempre de maneira bioprotetora, bem como a nutrição foliar com 12 micro e macronutrientes, que visam o desenvolvimento vegetativo mais rápido e o aumento do número de internódios, bem como o número de rosetas, com frutos de alta qualidade.

Dessa forma, reduz bastante a discrepância da “bianuidade”, fazendo com que o produtor tenha em um ano “safra alta”, em seguida, safra média alta, extinguindo a “safra baixa”.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

2

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

3

“O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar”, diz presidente do Sebrae

4

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas

5

Prêmio Região do Cerrado Mineiro 2025 abre inscrições com nova categoria para cafés mais doces

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Young,Plant,Growth,From,Spouts,On,Black,Soil,Against,Shiny

Agricultura sob pressão: como manter a produtividade em alta?

Grain,Auger,Of,Combine,Pouring,Corn,Into,Tractor,Trailer

Milho: híbridos de alto desempenho

Produtora Maria José Vilela Rezende / Fotos: Emater-MG/Divulgação

Mulheres no Sul de Minas se destacam na cafeicultura

Imagem6 (Médio)

Atualidades da cana-de-açúcar: sustentabilidade e eficiência dos organominerais