O que é o café descafeinado?

Entenda o que é o café descafeinado e por que as pessoas o consomem.
Coffee

Publicado em 5 de junho de 2023 às 11h00

Última atualização em 5 de junho de 2023 às 11h00

Acompanhe tudo sobre Bebida, Café, descafeinado e muito mais!

Juliana Costa de Rezende Abrahão
julianacosta@epamig.br

Vanessa Castro Figueiredo
Pesquisadoras – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig

O café descafeinado refere-se a um tipo de grão que teve a maior parte de seu teor de cafeína removido. É frequentemente consumido por pessoas que apreciam o sabor do café, mas querem limitar a ingestão de cafeína por motivos de saúde ou pessoais.

Crédito: Shutterstock

Algumas das razões mais comuns incluem a sensibilidade à cafeína (algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como nervosismo, ansiedade, insônia, dor de cabeça ou problemas gastrointestinais), problemas de saúde (algumas condições médicas podem ser agravadas pelo consumo de cafeína, como gastrite, úlceras, refluxo ácido, síndrome do intestino irritável, ansiedade, arritmia cardíaca e pressão arterial elevada), hábitos alimentares (razões dietéticas) ou mesmo gosto pessoal (há quem prefira o sabor do café descafeinado).

Em alguns casos, os médicos podem aconselhar seus pacientes a evitar a cafeína ou limitar seu consumo. Independentemente da razão, o café descafeinado é uma opção para aqueles que querem desfrutar do sabor do café sem os efeitos estimulantes da cafeína.

Origem

Pesquisadores têm trabalhado na busca de um café descafeinado naturalmente. Mas, enquanto essa variedade ainda não está disponível ao consumidor, são utilizados processos físicos e químicos complexos para a retirada da cafeína do grão.

Atualmente, as formas de se retirar a cafeína do café são: por meio do cloreto de metileno (método mais tradicional), o acetil acetato, o gás carbônico e a água quente. Todos esses processos são iniciados quando o grão, ainda verde, é amolecido em água quente.

E o sabor?

Muitas das empresas especializadas em descafeinação estão sediadas na Europa, no Canadá, nos Estados Unidos e na América do Sul, as quais são contratadas pelas marcas de café. É importante notar que, embora o café descafeinado contenha menos cafeína do que o café comum, ele ainda pode conter uma pequena quantidade de cafeína.

Ressalta-se que o processo de descafeinar o café pode afetar o sabor. A qualidade do café descafeinado pode variar dependendo do método usado para remover a cafeína. Por exemplo, o método de remoção química pode deixar um gosto residual no café, enquanto o método de remoção de água pode afetar o sabor e o aroma.

Já métodos mais recentes, como o Swiss Water, podem modificar menos o sabor do café em relação aos demais. No entanto, muitos fabricantes de café descafeinado trabalham para garantir que seu café descafeinado tenha a mesma qualidade e sabor que seu café normal.

Se você gosta do sabor do café descafeinado, não há razão para acreditar que ele tenha uma qualidade pior. É uma questão de preferência pessoal e também do processo de produção de cada marca de café descafeinado.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Lubrificante para correias: eficiência que move seu campo

2

Solvente hidrogenado: uma inovação sustentável no campo

3

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

4

Cenoura híbrida transforma desafios climáticos em oportunidades para a horticultura brasileira

5

Paranavaí sediará a 4ª Feira Internacional da Mandioca com expectativa de superar R$ 250 milhões em negócios

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

lubrificante_para_correias_Cadium

Lubrificante para correias: eficiência que move seu campo

solvente_hidrogenado_isoleve80_cadium

Solvente hidrogenado: uma inovação sustentável no campo

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Foto: Amauri Siviero (Costela de Vaca, o segundo na linha superior, e Manteiguinha Branco, o primeiro na inferior)

Pesquisa revela diversidade e alto valor nutricional em feijões amazônicos