Novo inoculante promete aumentar produtividade da cana-de-açúcar

Um novo inoculante está revolucionando a produção de cana-de-açúcar, prometendo aumentar a produtividade de forma significativa.
Sugar cane stalks with sugar cane plantation background.

Publicado em 30 de junho de 2023 às 08h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h13

Acompanhe tudo sobre Cana-de-açúcar, Novo inoculante, produtividade e muito mais!

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com uma produção estimada de 572,9 milhões de toneladas, segundo levantamento da safra 2022/23 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No entanto, mesmo com a elevada produção, a produtividade por área ainda tem bastante espaço para melhorar. Para isso, o manejo nutricional da cultura merece maior atenção, tendo no uso de inoculantes uma excelente alternativa.
E foi com este propósito que pesquisadores da Embrapa desenvolveram um novo inoculante solubilizante de fósforo que, com tecnologia brasileira, está elevando o ganho de produtividade da cana-de-açúcar em até 20%.

Créditos: Shutterstock

Ganhos na produtividade

Já faz algumas safras que a tecnologia da fixação biológica de nitrogênio, por meio de um inoculante bacteriano, chegou ao mercado sucroalcooleiro para aumentar a produtividade da cana-de-açúcar.
Agora, uma nova pesquisa da Embrapa está utilizando duas bactérias – Bacillus subtilis (CNPMS B2084) e Bacillus megaterium (CNPMS B119) – capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas. Este inoculante foi batizado de Omsugo ECO.
“Nossas pesquisas focaram na cana-de-açúcar, definindo doses e recomendações de uso do inoculante Omsugo ECO para encontrar o melhor custo-benefício para o produtor. Tivemos relatos de ganhos médios em torno de 12 toneladas por hectare nas áreas onde o produtor testou o produto, comparado a áreas sem aplicação”, afirma Christiane Paiva, pesquisadora líder da equipe do estudo

Canaviais tiveram ganhos em três indicadores

O experimento foi realizado no ano de 2020/2021 pela Embrapa e pela Cooperativa dos Produtores de Cana-de-Açúcar do Estado de São Paulo (Coplacana) em três áreas produtivas.
Os pesquisadores avaliaram três indicadores que se relacionam ao desempenho de um canavial:

  • Toneladas de cana por hectare (TCH), que mede a produtividade;
  • Açúcar total recuperável (ATR), que é um indicador que representa a capacidade da cana-de-açúcar de ser transformada em açúcar ou álcool; e
  • Toneladas de açúcar por hectare (TSH).
    A maior produtividade média observada coincidiu com a parcela que recebeu a maior dosagem do novo inoculante líquido. “A produtividade no TCH foi 20% maior do que no tratamento que não utilizou o inoculante ou adubo fosfatado”, relata o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Geraldo de Almeida Cançado, que conduziu os estudos nas lavouras de cana.

Melhor aproveitamento da adubação fosfatada

Em condições experimentais, o uso combinado de dosagens acima de 500 ml/ha de inoculante e aplicação de apenas metade da quantidade recomendada de fertilizante fosfatado foi capaz de promover um aumento significativo nos parâmetros TCH e TSH.
“Estes indicadores estão associados respectivamente com a produtividade e qualidade da matéria-prima no cultivo da cana-de-açúcar e, consequentemente, comprovam a eficácia do inoculante para essa cultura”, relatam os pesquisadores.
Assim, com base nos testes que estão em andamento, os pesquisadores acreditam que este inoculante seja capaz de cortar até 15% de adubação fosfatada. O resultado no uso deste inoculante será um salto de produtividade e longevidade do canavial.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

2

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

3

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

4

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos

5

CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Produtora de cacau na Bahia, Cláudia Sá ficou em primeiro lugar na categoria Mistura do Concurso Nacional de Cacau Especial de 2024, evento que a classificou para a disputa mundial. FOTOS: CARLOS BORGES

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

Foto Divulgação Ascenza

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

Divulgação

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

Arquivo

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos