Nova berinjela agrega valor da lavoura à gôndola

Material tecnológico surpreende pelo visual atrativo, qualidade do fruto e menor desperdício, conquistando espaço nas redes varejistas.

Publicado em 19 de maio de 2025 às 07h59

Última atualização em 19 de maio de 2025 às 07h59

Acompanhe tudo sobre Agristar, Berinjela e muito mais!
Foto: Agristar

A família Farias trabalha com berinjela há aproximadamente 30 anos, em sua propriedade no bairro Itaqui, em Mogi Guaçu (SP), onde tem cerca de 10 mil pés.

Porém, um de seus parceiros, o Oba Hortifruti, fez um pedido: gostaria de receber frutos padronizados em relação ao tamanho, com média de 20 até 25 cm, coloração escura (preto brilhante), sem espinhos no cálice e com maior durabilidade. Para isso, o produtor reservou parte da sua lavoura para o plantio de uma nova variedade, a berinjela Innova, da linha Topseed Premium, que entrega todas essas características. Assim, ele conseguiu entender quais são as vantagens desse material tecnológico.

Berinjela Innova

A berinjela Innova é a ideal para atender todos os tipos de mercados, garantindo qualidade até o ponto final de vendas. Mesmo depois de passar por todas as etapas de beneficiamento e transporte, ela continua mantendo alta qualidade de fruto, cor e durabilidade na banca. Por ser uma planta de ciclo precoce, ela chegou mais cedo que a outra para a colheita, apresentando melhor sanidade que a berinjela convencional. “Aqui, estamos utilizando o porta-enxerto Augusto em 100% das plantas, o que deixa as raízes fortes, proporciona maior durabilidade à lavoura e mais qualidade ao fruto”, constatou o produtor rural Éricles Durães Farias.

Além disso, seu funcionário Henrique Gomes Ferreira contou que o manuseio na hora da colheita ficou bem melhor, já que a berinjela Innova é ausente de espinhos.

Sem espinhos e mais firmeza


Segundo o especialista em Cinturão Verde da Agristar do Brasil, Roberto Araújo, o cálice verde e sem espinhos da berinjela Innova dá a sensação de um fruto sempre novo e fresco e não machuca as mãos dos clientes.

“A firmeza faz com que o fruto dure mais e agrega para o produtor em relação ao peso, uma média de 2,0 kg até 3,0 kg a mais por caixa, além da diferença na qualidade do fruto e na coloração mais escura. Aqui, estamos numa lavoura muito bem cuidada, e como é uma planta indeterminada, ela vai continuar crescendo, mostrando o pegamento sequencial e com internódio curto, o que mantém o fruto sempre concentrado”, enfatizou Araújo.

Ainda em Mogi Guaçu, no barracão onde são recebidas berinjelas de vários produtores da região para a lavagem e seleção, antes de mandar para o mercado, o comprador Paschoal Osvaldo Tosta afirmou que o conferente do centro de distribuição sempre pede para que seja feita a separação dos tipos de berinjelas, já que a Innova é diferente e apresenta menos descarte.

Foto: Agristar

Qualidade em primeiro plano

De acordo com o vice-presidente do Oba Hortifruti, Francisco Homsi, o que move a empresa – com mais de 45 anos e 74 lojas – em relação a frutas, legumes e verduras, é a qualidade. E a segunda vertente é o sabor e a durabilidade não apenas na loja, mas também na casa do cliente.

“Com um produto como a berinjela Innova, que já tem um shelf life mais longo, conseguimos atrelar as duas coisas: trabalhamos na cadeia produtiva para trazer da colheita para a prateleira o mais rápido possível e soma-se a isso a vida mais longa do próprio produto. Ou seja, o consumidor terá esse produto fresco por muito mais tempo”, destacou Homsi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Mais de 3 mil participantes são esperados nos Dias de Campo da Procafé, em Varginha

2

Pecuária terá melhora de preços nos próximos meses

3

Nova berinjela agrega valor da lavoura à gôndola

4

Sementes híbridas e peletização: eficiência e vigor no cultivo de cebola

5

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Produtividade, cultivares e quebra da safra: os desafios do café em pauta nos Dias de Campo da Procafé
(Foto: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca)

Mais de 3 mil participantes são esperados nos Dias de Campo da Procafé, em Varginha

Nelore (1)

Pecuária terá melhora de preços nos próximos meses

PG 68 a 69 - Foto 01 (Pequeno)

Nova berinjela agrega valor da lavoura à gôndola

PG 34 a 35 - Foto 01 (Pequeno)

Sementes híbridas e peletização: eficiência e vigor no cultivo de cebola