Monitoramento do clima no meio rural é reforçado com novas estações meteorológicas em Minas Gerais

Publicado em 12 de setembro de 2015 às 08h09

Última atualização em 12 de setembro de 2015 às 08h09

Acompanhe tudo sobre Irrigação e muito mais!

Estação em Chapada do Norte editada - Cópia

Parceria entre Emater-MG e Cemaden vai melhorar monitoramento de chuvas e da umidade do solo no meio rural. 39 estações já foram instaladas

BELO HORIZONTE (11/09/2015) ” O monitoramento agrometeorológico é essencial para planejar as atividades no campo. E para melhorar este controle em Minas Gerais, 151 estações de coleta de dados estão sendo instaladas e irão reforçar as atividades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O investimento do órgão federal na aquisição e instalação dos equipamentos é de aproximadamente R$ 2,2 milhões.

O acordo de cooperação técnica possui duas etapas. A primeira integra o projeto Previsão de Risco de Colapso de Safra no Semiárido Brasileiro, do Cemaden. Já foram instaladas 39 equipamentos de coleta de dados ambientais na região do Semiárido mineiro. São 33 estações PCDAqua, que fazem as medições da precipitação e da umidade do solo, e outras seis PCDAgro, capazes de monitorar a temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, radiação solar, saldo de radiação, temperatura e umidade do solo.

Mapa Estações

Na segunda etapa, que começa em setembro com o projeto Pluviômetros Automáticos, serão instalados 112 equipamentos de coleta de dados para medição da quantidade de chuva em 95 municípios de todo Estado.

“As estações agrometeorológicas ajudam a monitorar as condições que afetam as propriedades rurais. Os produtores irão cuidar dos equipamentos. As estações têm transmissão automática das informações coletadas para um banco de dados do Cemaden, que a Emater-MG terá acesso. Essas informações, aliadas a outros dados, indicam quando há necessidade de alertas de desastres naturais e, também, auxiliam em questões relacionadas à produção, como indicativo de chuvas e os níveis de umidades do solo“, destaca o presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil.

A Emater-MG foi responsável por definir os locais das instalações das estações e promover a mobilização de produtores rurais. O Cemaden forneceu os equipamentos, realiza a instalação e é responsável pela manutenção e transmissão dos dados.

“Teremos mais agilidade e segurança para tomada de decisões. Com as informações enviadas em tempo real identificarmos, por exemplo, se os níveis de umidade do solo de um determinado local estão baixos. Assim podemos criar, paralelamente, um sistema para indicar uma irrigação mais adequada para o produtor. As informações obtidas respaldam os técnicos da Emater-MG a fornecer orientação adequada aos agricultores no manejo de riscos e minimizam a vulnerabilidade aos impactos climáticos“, ressalta Kalil.

Dados para pesquisas
Segundo a analista em Ciência e Tecnologia do Cemaden, Marisa Pulice Mascarenhas, os dados gerados nos equipamentos são utilizados em pesquisas e na emissão de alertas. “Todas informações coletadas são utilizadas em pesquisas. É um investimento que vai muito além dos custos diretos. O trabalho busca reduzir os efeitos das catástrofes naturais e diminuir o prejuízo causados em função de questões climáticas“, explica.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

2

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

3

“O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar”, diz presidente do Sebrae

4

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas

5

Prêmio Região do Cerrado Mineiro 2025 abre inscrições com nova categoria para cafés mais doces

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas

Sem título

AgroJo Fertilizantes estreia na Expoagro

Desafios da soja

Desafios do dia a dia da soja terão destaque no CBSoja