Molécula inseticida de ponta tem registro estendido para mais 11 culturas

Lançada com sucesso no final de 2021, inicialmente voltada ao controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), tecnologia da Sipcam Nichino agora pode ser aplicada no manejo da traça-das-crucíferas em diferentes cultivos
Fresh Broccoli green vibrant. This Broccoli is still planted in the soil and not picked up yet. Health, Broccoli, nutrition, green, fresh, vegetarian,

Publicado em 29 de maio de 2022 às 13h50

Última atualização em 29 de maio de 2022 às 13h50

Acompanhe tudo sobre Hortifrúti, Inseticida, Minor Crops, Sipcam Nichino e muito mais!
Crédito Sipcam Nichino

Introduzido no mercado no final do ano passado, o inseticida Ohkami®, da Sipcam Nichino, conquistou em pouco tempo o tomaticultor brasileiro, pela eficácia comprovada no controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). O produto, que alcança índices representativos de comercialização, obteve agora a extensão do registro nos órgãos oficiais brasileiros. Conforme a companhia, o inseticida já pode ser aplicado em mais 11 cultivos, para manejo de outro alvo de difícil controle: a traça-das-crucíferas (Plutella xylostella).

De acordo com o engenheiro agrônomo Eric Ono, pesquisador da Sipcam Nichino, a traça-das-crucíferas se alimenta das folhas ‘brássicas’, tais como brócolis, repolho, couve-flor, couve e outras. “Causa deterioração na qualidade visual e gera assim a rejeição do consumidor às hortaliças no varejo”.

Segundo Ono, a traça-das-crucíferas também constitui uma praga de difícil controle. “Ela é capaz de se reproduzir rapidamente, em grande quantidade. Tentativas de manejá-la por meio de frequentes aplicações de inseticidas levam à seleção de populações resistentes aos produtos. Falhas no controle da praga resultam em aumento no custo de produção e, potencialmente, elevam riscos de haver acúmulo de resíduos de inseticidas nos alimentos, em níveis acima dos padrões permitidos.”

O pesquisador acrescenta que o desenvolvimento do inseticida Ohkami®, pela Nichino do Japão, teve como objetivo o manejo de pragas de alta complexidade, a exemplo da traça-do-tomateiro e da traça-das-crucíferas. “Ohkami® conta com uma nova molécula e um novo modo de ação. O inseticida age por contato e ingestão sobre lagartas. Adicionalmente, controla ovos (ação ovicida) e evita a oviposição de ovos férteis por mariposas (ação transovariana). Trata-se de produto diferenciado, que auxilia nas estratégias de manejo integrado ao conseguir quebrar o ciclo de desenvolvimento da traça.”

“Nos trabalhos de pesquisa constatamos que Ohkami® é um eliminador de traças por excelência”, continua Eric Ono. “A tecnologia de base do inseticida pode eliminar a praga antes de a mesma ocasionar danos aos cultivos.” Conforme o pesquisador, como o ingrediente ativo de Ohkami® ainda não foi exposto nas lavouras para as quais o produto está registrado, a possibilidade de encontrar populações resistentes ao inseticida é baixa. “Temos expectativa de que a aceitação do produto para os novos cultivos será tão representativa quanto à que obtivemos junto aos tomaticultores, logo no lançamento”.

Ainda de acordo com Eric Ono, Ohkami® entrega curto intervalo de carência ao produtor. “Esse diferencial, relevante, permite aplicações até sete dias antes da colheita de brócolis, couve-flor, couve e repolho, por exemplo”, conclui ele. Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

2022-QUIABO-HULK (Médio)

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

Minerva Solidário

Minerva Foods e ABANORTE fortalecem fruticultura familiar e valorizam o selo 100% Nortineiro em Janaúba-MG

cacau

Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint

Crédito: Taciana Guimaro

Tomate: tutores que fazem a diferença