Maturação nutricional e seus benefícios para o canavial

Confira o artigo de autoria de João Alves.
Acompanhe tudo sobre Benefícios, Canavial e muito mais!

Por João Alves

João pousa para foto (Crédito: Divulgação)

O cenário para este início de safra no setor sucroenergético sinaliza uma queda na produtividade de cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, aos fatores climáticos que atingiram de forma negativa o desenvolvimento do canavial em meados de 2021. As perspectivas são de uma safra de menor produção de ATR (açúcares totais recuperáveis) com menor produção de açúcar e também menor produção de etanol.

Nesse contexto, a nutrição mineral de plantas, de forma equilibrada na fase de maturação, torna-se uma aliada imprescindível para minimizar essas perdas. Nessa etapa de desenvolvimento, a cultura centraliza seu metabolismo na produção de açúcares e, principalmente, na mobilização desses açúcares para o colmo, incrementando os ganhos com ATR. Todo esse processo fisiológico é mais efetivo com um perfeito balanço nutricional, e o fornecimento de determinados nutrientes nessa fase contribui para essa eficiência.

Formulações contendo potássio (K), responsável pela atividade enzimática da planta; magnésio (Mg), que favorece o processo de fotossíntese; boro (B), elemento estrutural e de fundamental importância no transporte de sacarose; enxofre (S), responsável pela formação de proteína, e fósforo (P), que tem papel imprescindível na atividade energética da planta, favorecem essa etapa fisiológica e, consequentemente, contribuem para os ganhos de produtividade.

Por conta dos inúmeros benefícios que traz tanto para o cultivo quanto para o agricultor, a nutrição na fase de maturação da cana vem ganhando cada vez mais importância e seu uso tem se tornado uma prática amplamente adotada. Pesquisas recentes, realizadas pela Ubyfol, apontam também que a nutrição na fase de maturação traz ganhos expressivos nas características tecnológicas da cana-de-açúcar, favorecendo os processos industriais.

Nesse sentido, o mercado de nutrição foliar já apresenta opções diversificadas para fornecer de maneira balanceada todos os nutrientes necessários ao longo do ciclo de desenvolvimento da cana. É sempre importante lembrar que os maturadores nutricionais são tecnologias inovadoras, respaldados por pesquisas, e são ferramentas indispensáveis para alcançar maior produtividade e ganhos industriais.

Com a cana-de-açúcar figurando entre os principais cultivos do Brasil, de grande importância econômica e social, a adoção de novas tecnologias é fundamental ao produtor que busca se destacar e alcançar a máxima produtividade.

* João Alves é engenheiro-agrônomo, mestre em Sistemas de Produção, com ênfase em nutrição de plantas, e Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Torrãozinho: ameaça às lavouras de soja

2

Yuzu: você conhece esse limão?

3

Projeto Arroz de Baixo Metano vence prêmio global SBCOP na COP30, na categoria Sistemas Alimentares

4

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

5

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica