Maturação dos frutos do cafeeiro

Café - Crédito: shurtterstock

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 07h11

Última atualização em 10 de fevereiro de 2022 às 07h11

Acompanhe tudo sobre Café, Cafeeiro, Fruto, Maturação e muito mais!

Fausto Bugalho FerreiraEngenheiro agrônomo e especialista de BioRacionais Sumitomo Chemical

A cultura do café é conhecida pela origem africana, sua disseminação se deu pela linha equatorial, e apenas 10 anos após, em 1727 a cultura teve suas primeiras sementes plantadas no Estado do Pará, logo em seguida houve a expansão do cultivo nos estados de MG, ES, RJ, GO, MA e SP, mas sem muita expressão comercial.

Alguns anos após, o Estado de SP investiu em pesquisas e os preços internacionais subiram, quando a cultura se estabeleceu de vez no Brasil. Hoje contamos com uma área de cultivo que se aproxima de dois milhões de hectares e nos últimos anos ficou notória a exigência do consumidor final por um café de qualidade, fazendo com que o agricultor produza um café com todos os atributos que o mercado exige.

Uniformidade dos grãos

Como já citado na publicação, a cada dia que passa a exigência por cafés especiais aumenta e os grãos uniformes são os mais desejados no momento da colheita, principalmente quando falamos de cafés especiais, ou seja, todo este processo é comumente conhecido pelas seguintes características: Características dos frutos, verde escuro e claro, que evolui para o vermelho (Conhecido como cereja) e chega ao ponto de ficar preto (Passou do momento ideal de colheita), definindo pelas cores as fases da maturação dos frutos.

Objetivos da maturação do café e função do etileno

Atualmente, vivemos um momento no setor cafeeiro que bonifica o agricultor final pela entrega de um café com maior qualidade. A utilização de uma ferramenta que ajuda no manejo desta maturação se torna fundamental para uniformização dos grãos maduros e a Sumitomo Chemical dispõe da principal ferramenta que promove a maturação dos frutos e uniformização do café que será colhido, o Etefom com o nome comercial IMPULSE®.

Para obtenção dos melhores resultados, recomendamos a aplicação da dose de bula 195 ml/100 L de água com uma vazão de 500 litros, tendo como característica importante cobrir os frutos com a calda aplicada, a Sumitomo informa que o momento de iniciarmos a aplicação será quando a planta apresentar 90% do baixeiro (Saia do café) madura.

Solução Sumitomo Chemical

De nome comercial IMPULSE®, a Sumitomo traz como solução um hormônio registrado como regulador de crescimento de plantas que já está disponível para o agricultor final. Nós, da Sumitomo Chemical, podemos garantir que esta é mais uma ferramenta de manejo para o agricultor uniformizar sua colheita e que nossos distribuidores que estão nas principais regiões produtoras terão o produto para atendê-los.

As plantas que recebem a aplicação do IMPULSE® (Etefom), irão amadurecer os frutos, uniformizando aqueles que estão defasados, isto só é possível porque o hormônio etileno induz o amadurecimento dos grãos. O etileno tem suas taxas aumentadas na planta somente após o recebimento da aplicação do IMPULSE® (Etefom) e este Etefom é convertido na forma de gás no momento de sua ocorrência, trazendo então o principal benefício na colheita do café – “Menor adstringência dos frutos e uma melhora na qualidade de bebida”.

Custo-benefício

A Sumitomo Chemical tem como filosofia respeitar o agricultor e o consumidor final e com esta preocupação, nós do time Sumitomo recomendamos a você leitor que consulte o custo com um de nossos representantes, eles poderão garantir as melhores condições e os benefícios serão vistos tanto no campo quanto após o café colhido, como o exemplo das imagens do café da variedade Arara, que teve a maturação uniforme neste campo demonstrativo.

Gostaria de salientar que a Sumitomo Chemical é uma empresa que está sempre inovando e além do portfólio químico que temos para a cultura do café, também avançamos em pesquisas com os principais reguladores de crescimento. Posso afirmar que a Sumitomo Chemical está empenhada em atender as principais demandas do agricultor, principalmente quando falamos em fisiologia de plantas.

IMPULSE® (Ingrediente Ativo Etefom) é o lançamento da Sumitomo Chemical nesta safra, mas agricultor, pode aguardar que novos e exclusivos produtos estarão disponíveis no futuro, incrementando a produtividade do setor.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

2

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

3

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

4

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

5

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

ROME, ITALY - NOVEMBER 06: Winner of the Best of the Best Award pose on stage during the Ernesto Illy International Coffee Award 2025 at Palazzo Colonna on November 06, 2025 in Rome, Italy. (Photo by Lorenzo Palizzolo/Getty Images for illy)

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C