Manejo de doenças e nematoides: PHC avança em pesquisas

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 07h42

Última atualização em 5 de setembro de 2025 às 11h14

Acompanhe tudo sobre nematoides e muito mais!

Sergio Luiz de Almeida
Plant Health Care

Durante o mês de julho, a Plant Health Care (PHC) apresentou seus avanços significativos no desenvolvimento e ampliação de uso de seus bioquímicos à base de peptídeos para culturas, além da soja, nos mais importantes eventos do setor de insumos e proteção de plantas do Brasil – Congresso Brasileiro da Soja, Congresso Brasileiro de Fitopatologia e Congresso da Andav.

O fungicida Saori®, já conhecido pelo controle de doenças foliares em soja por meio de aplicação no tratamento de sementes — prática inédita no mercado — teve sua eficácia validada em ensaios conduzidos no Brasil para o manejo de Ramularia areola (mancha de ramulária) em algodão e Phaeosphaeria maydis (mancha branca) em milho. Em ambos os casos, a aplicação via tratamento de sementes proporcionou plantas mais sadias, com desenvolvimento fenológico mais equilibrado e potencial produtivo superior. A empresa deu início ao processo regulatório para extensão de uso nessas culturas.

Resultados

No manejo de nematoides, a PHC divulgou resultados promissores para o peptídeo Teikko™, inicialmente lançado para soja, agora testado no controle de Rotylenchulus reniformis (nematoide reniforme) e Meloidogyne enterolobii (nematoide das galhas) em algodão e Pratylenchus zeae (nematoide das lesões radiculares) em milho. O produto se destaca pela aplicação simplificada no tratamento de sementes, com elevada compatibilidade com outros insumos utilizados na operação, estabilidade de armazenamento por até três anos e desempenho consistente mesmo sob estresses abióticos.

Outra frente de pesquisa envolve o desenvolvimento de um novo nematicida de aplicação foliar, voltado para culturas perenes e semiperenes. Ensaios de campo demonstraram eficiência no controle de Pratylenchus zeae (nematoide das lesões radiculares) em cana-de-açúcar e Meloidogyne exigua (nematoide das galhas) em café. A proposta representa um avanço disruptivo no manejo de nematoides para essas culturas, cuja abordagem atual se restringe, majoritariamente, a aplicações no solo.

Lançamento

A previsão é que as novas soluções e extensões de uso estejam disponíveis comercialmente a partir da safra 2027, ampliando o portfólio de ferramentas disponíveis para agricultores no manejo integrado de doenças e nematoides. Paralelamente, a empresa busca ampliar seus canais de distribuição no Brasil, com o objetivo de tornar suas tecnologias acessíveis a um maior número de produtores e regiões. A estratégia considera as características exclusivas de sua linha de peptídeos — como modos de ação inovadores, flexibilidade de aplicação e estabilidade de formulação — para oferecer soluções alinhadas às demandas específicas de diferentes sistemas produtivos, contribuindo para maior eficiência operacional e sustentabilidade no campo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

2

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

3

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

4

Brasil reforça protagonismo na olivicultura em encontro do Conselho Oleícola Internacional

5

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Sintomas de Síndrome da Murcha da Cana

Síndrome da Murcha da Cana é ameaça contínua aos canaviais

Dr. Aldir Alves Teixeira durante palestra sobre cafés de alta qualidade no Concurso de Qualidade dos Cafés de Origem da Região de Pinhal.

Concurso de Qualidade dos Cafés de Pinhal destaca Dr. Aldir Alves Teixeira

Xícara de café descafeinado ao lado de grãos, representando o processo de extração da cafeína.

Café descafeinado: benefícios, diferenças e como é feito

Banner da campanha Arroz Combina mostra pratos variados com arroz brasileiro.

Campanha Arroz Combina valoriza o consumo do arroz brasileiro