Machado (MG) e região podem ganhar planta de biochar

Nesta quinta-feira (14), agricultores de Machado (MG) e região poderão participar de um encontro aberto com integrantes da NetZero, uma startup pioneira na produção de biochar por meio da valorização de resíduos agrícolas.

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 08h17

Última atualização em 14 de dezembro de 2023 às 08h17

Acompanhe tudo sobre Adubo, Biochar, Evento e muito mais!

Pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, a green tech francesa NetZero promoverá, nesta quinta-feira, às 17h, um encontro com produtores rurais, associações e cooperativas de Machado (MG) e região. O evento, que tem apoio da prefeitura de Machado e da EISA – Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da ECOM Trading no Brasil, visa apresentar o potencial do biochar como condicionador de solos para uma agricultura mais produtiva e sustentável, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da NetZero na região.

Crédito: Gil Silva


 Participam do encontro Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero; Ricardo de Figueiredo, diretor de ESG e Excelência Industrial; Fernando Taranto, diretor de Engenharia; Jefferson Carneiro, gerente de Agronomia, Carlos Santana Jr., diretor comercial da EISA-Ecom Group, além de autoridades locais.
  O biochar é o resultado da transformação de resíduos de biomassa, como a palha de café e o bagaço de cana, em uma forma de carvão muito estável por meio de um processo térmico. Incorporado no solo, o principal benefício do biochar é sua função de “esponja de carbono”, que ajuda terras agrícolas a reter água e nutrientes, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir substancialmente a aplicação dos fertilizantes e, ainda assim, aumentar de forma determinante a produtividade média das culturas, reduzindo também a “pegada de carbono” das plantações, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva.

Quem produz o biochar a partir da palha de café no Brasil é a NetZero, uma startup que opera, atualmente, em Lajinha (MG) e está em fase de construção da segunda fábrica em Brejetuba (ES). “O objetivo do encontro desta quinta-feira também é apresentar a NetZero, estreitar laços com produtores da região e proporcionar a oportunidade única de conhecer melhor o biochar NetZero. Queremos compartilhar informações sobre como nossa usina opera e como contribuímos para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero.
 

O evento ocorre nas dependências da EISA (Rodovia MG 453, S/N, km 7, Muricy, Machado), um importante ator na região de Machado, especialmente pela sua penetração em diversos municípios da região (casos de Paraguaçu, Campestre, Alfenas, Carvalhópolis, Elói Mendes, Campestre, Serraria e Poço Fundo, entre vários outros) e seu enorme potencial de processamento, armazenamento e comercialização de café na região. “A NetZero trabalha sempre em parceria, e desta vez não poderia ser diferente. A Empresa Interagrícola S/A está prestes a se tornar uma grande parceira, tendo em vista a sua grande influência em Machado e nas demais cidades da região”, afirma Ricardo de Figueiredo.
  Durante o encontro também está previsto um espaço para perguntas e respostas bem como um happy hour com integrantes de NetZero, EISA e Prefeitura de Machado.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

2

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

3

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

4

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos

5

CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

Visitantes circulam entre estandes da Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho

Fenasucro & Agrocana 2025 abre credenciamento gratuito para visitantes

Embalagem GoPack para bebidas da Termotécnica_versões Max e Slim (1)

Termotécnica apresenta soluções de embalagens GoPack na Wine South America 2025