Maçã é a fruta ideal para recuperar o corpo depois das festas de final de ano

Nutricionista explica como a maçã ajuda a reduzir o inchaço, melhorar a digestão e retomar o bem-estar após os excessos de fim de ano.

Publicado em 31 de dezembro de 2025 às 09h53

Última atualização em 19 de dezembro de 2025 às 09h55

Acompanhe tudo sobre ABPM, ceia, fim de ano, Maçã, Nutrição e muito mais!

 
As festas de fim de ano são sinônimo de mesa farta, encontros especiais e, muitas vezes, alguns exageros na alimentação. Passado o período de confraternizações, várias pessoas buscam maneiras naturais e acessíveis de recuperar o equilíbrio do organismo. E é justamente nesse cenário que a maçã ganha protagonismo: rica em nutrientes, fibras e água, é aliada na redução do inchaço. A maçã está presente em todas as regiões do país e se destaca como uma excelente opção para retomar hábitos mais leves e saudáveis.
 

Segundo Moisés Lopes de Albuquerque, diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o momento também é especialmente favorável para o consumo da fruta, que chega às prateleiras em ótima fase. “A maçã brasileira vive um período de excelente qualidade, com doçura elevada e crocância elevada. E a tendência é que em 2026 seja ainda melhor”, afirma.
 

Confira as dicas da nutricionista Tatiane Flores para entender como e por que a maçã deve entrar no seu cardápio neste início de ano.
 

Digestão em dia
 

Rica em fibras solúveis, especialmente a pectina, a maçã ajuda a regular o trânsito intestinal e a amenizar desconfortos comuns após excessos alimentares. “Depois de períodos com maior consumo calórico, bebidas alcoólicas e refeições pesadas, alimentos ricos em fibras são fundamentais para reorganizar o funcionamento do sistema digestivo, e a maçã é uma das melhores opções naturais para isso”, explica Tatiane.
 

Desintoxicação natural do organismo
 

A presença de fibras também favorece a eliminação de toxinas e contribui para a sensação de leveza nessa fase de retomada. Segundo Tatiane, esse efeito está ligado ao papel da pectina: “Ela auxilia no processo de limpeza do organismo e ajuda a regular o colesterol, o que é especialmente útil após períodos de maiores excessos alimentares”.
 

Hidratação, leveza e reforço da imunidade
 

A maçã contribui para a hidratação do organismo após dias de celebrações. Além disso, vitaminas e antioxidantes presentes na fruta ajudam a fortalecer o sistema imunológico. “A maçã combina praticidade, nutrição e benefícios reais. É uma fruta que funciona bem como lanche, pré-treino ou até como sobremesa mais leve”, destaca a nutricionista.
 

Um hábito simples que faz diferença
 

Além dos benefícios nutricionais, a maçã se destaca por sua presença constante no dia a dia dos brasileiros, um reflexo do esforço de toda a cadeia produtiva. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, isso traz impacto direto na saúde. “O consumo regular da maçã ajuda na digestão, oferece saciedade e contribui para uma rotina mais saudável. É uma opção simples, mas muito eficaz para quem quer retomar o bem-estar no início do ano”, afirma.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Maçã é a fruta ideal para recuperar o corpo depois das festas de final de ano

2

Orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais

3

Nutrição para maturação uniforme do cafezal

4

Organominerais e pimentão: qual a relação?

5

Cafés especiais: fertirrigação auxilia na produção

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

download (1)

Maçã é a fruta ideal para recuperar o corpo depois das festas de final de ano

imagem_2022-06-29_173319790

Organominerais e pimentão: qual a relação?

acelgas-07-2022

Microverdes: cultivo fácil e demanda crescente

Janaína-Muniz

Controle de pragas que causam prejuízos à physalis