Lubrificantes: qual é a melhor forma de armazenar?

A lubrificação é parte essencial para garantir o funcionamento de vários maquinários, em diversos setores, industrial, alimentício, agrícola, automobilístico e muitos outros
Acompanhe tudo sobre Armazenamento, Lubrificantes e muito mais!
Divulgação

A lubrificação é parte essencial para garantir o funcionamento de vários maquinários, em diversos setores, industrial, alimentício, agrícola, automobilístico e muitos outros.

São os lubrificantes que vão preservar todas as peças do equipamento, como engrenagens, rolamentos, fusos e qualquer outra peça para que tenha contato com outra sem atrito, aumentando a vida útil das máquinas e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Mas para fazer efeito, é necessário que o produto esteja em bom estado, sem que esteja sujo ou contaminado por algum agente externo, como poeira, fragmentos de metais ou terra. Portanto, o manuseio incorreto pode danificar o recipiente, bem como guardar em lugares sem proteção contra o tempo e expor o produto ao calor e frio excessivos.

O dano no lubrificante ocorre principalmente por descuido no manuseio e armazenagem do produto. O uso correto contribui para a vida e o desempenho do equipamento e os lubrificantes danificados diminuem ou anulam sua função”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Specials Lubrificants.

Segundo o especialista, o armazenamento errado resulta em lubrificação precária, diminuindo a vida útil do produto e o menor desempenho das máquinas, além de falhas prematuras. O baixo desempenho faz com que o consumidor substitua a marca, pois ela é vista como a causadora da falha, um pensamento equivocado. “Nem mesmo o melhor lubrificante do mercado é capaz de cumprir seu desempenho se o produto for armazenado e manuseado de forma inadequada”, completa.

Divulgação

Para garantir a integridade do produto, é preciso ter cuidado já na entrega, evitando que o tambor caia do chão e suas costuras sejam comprometidas ou perfuradas. Após o descarregamento, é necessário que os recipientes sejam movidos para o local de armazenagem. Se for interno, evitando locais próximos a linhas de vapor e aquecedores. A área externa deve ser evitada, mas se não há alternativas, estes devem ser posicionados sem contato com o chão, para evitar a umidade, e sob um abrigo coberto, para evitar as condições de temperatura.  

A Lubvap é referência no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como Offshore, Agronegócio e muitos outros. Possui em seu portfólio de produtos diversas opções que atendem qualquer necessidade, como Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

2

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

3

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

4

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga

5

Circuito Nelore de Qualidade tem terceira etapa nacional em Colatina (ES)

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Coleta de pinhão sob araucárias na Serra da Mantiqueira

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

Solo seco e rachado na Caatinga durante processo de desertificação

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga