Lei do aumento de áreas irrigadas é sancionada pelo Governo de Minas

Acompanhe tudo sobre CEPA, expansão de áreas irrigadas, Governo de Minas, Irrigação, Lei do aumento de áreas irrigadas, Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável, recursos hídricos, sustentabilidade agrícola, Zoneamento Ambiental e Produtivo e muito mais!

A Lei do aumento de áreas irrigadas foi sancionada pelo Governo de Minas, promovendo a Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável. Publicada na sexta-feira (26/7) sob o número 24.931, a lei visa expandir a área irrigada do estado, atualmente em torno de 15%, para uma meta de 40% a 50% de forma sustentável.

Foto: Diego Vargas

A nova legislação reconhece a infraestrutura de irrigação como de utilidade pública, o que permitirá uma maior produtividade nas áreas já cultivadas. “A lei possibilitará a realização de até três safras na mesma área, sem a necessidade de desmate ou limpeza de novas áreas de mata nativa. Isso reduz a pressão sobre os recursos hídricos subterrâneos e ajuda na recarga dos aquíferos”, explica Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável é uma das mais modernas do Brasil, trazendo mecanismos para a elaboração de planos setoriais adaptados às diferentes regiões do estado. A política incentiva a implementação de projetos de agricultura irrigada públicos, privados e mistos e propõe a concessão e delegação de operações desses projetos.

Além disso, a lei visa resolver conflitos sobre o uso da água ao garantir a disponibilidade hídrica para todos, através da reservação e perenização dos cursos d’água. O planejamento e a execução das ações serão responsabilidade do Conselho Estadual de Política Agrícola (CEPA), que inclui representantes da sociedade civil e do setor produtivo, assegurando um processo decisório participativo.

O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas, será fundamental para avaliar e melhorar as sub-bacias hidrográficas do estado, identificando os pontos ideais para a reservação de água.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint

2

Sorgo em alta: o cereal que desafia a seca e conquista o Cerrado

3

Tomate: tutores que fazem a diferença

4

Cultivo de pimenta dedo-de-moça: você sabe por onde começar?

5

As ervilhas de Mendel e a ciência do século XXI

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?